Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo
Estudantes exigem apoios para o Ensino Superior

Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo

Jovens sensibilizados para protecção à Covid

Jovem investigadora Cabeceirense apresentou livro ‘Big Data na Investigação Criminal’ na Casa do Tempo

Vale do Ave

2020-10-27 às 13h13

Redacção Redacção

A abertura deste lançamento de livro ficou marcada por uma apresentação do CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, grupo do qual faz também parte Laura Neiva.


Uma sessão emotiva que deu a conhecer o percurso profissional e pessoal da jovem autora e investigadora Cabeceirense, Laura Neiva, marcou a apresentação do seu primeiro livro ‘Big Data na Investigação Criminal – Desafios e Expectativas na União Europeia’. A apresentação pública da obra decorreu no passado sábado, dia 24 de outubro, na Casa do Tempo de Cabeceiras de Basto, e teve o apoio da Câmara Municipal.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, da vereadora da Cultura, Carla Lousada, do presidente da Junta de Freguesia de Refojos, Outeiro e Painzela, Leandro Campos, de familiares, amigos e outros convidados da autora. As sociólogas Sheila Kan e Marta Martins da Universidade do Minho foram as oradoras convidadas.

A abertura deste lançamento de livro ficou marcada por uma apresentação do CTCMCB - Centro de Teatro da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, grupo do qual faz também parte Laura Neiva.

Com 25 anos de idade, Laura Neiva, natural de Cabeceiras de Basto, é licenciada em Criminologia, pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2017) e mestre em Crime, Diferença e Desigualdade, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (2019); é investigadora júnior no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho e integra, desde julho de 2018, o Projeto ‘Exchange’ - Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the EU: Engaging Science with Social Control, Citizenship and Democracy, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação.

Coube à jovem autora apresentar a sua obra que “pretende contribuir para o debate contemporâneo que se tem aprofundado em torno dos grandes dados – o Big Data – e dos seus potenciais benefícios e riscos para fins de investigação criminal”. De destacar que “a inexistência de outro trabalho de investigação equiparável a este converte esta obra numa contribuição única nacional e europeia para uma (melhor) compreensão do fenómeno Big Data, enquanto realidade social contemporânea e enquanto potencial técnica de investigação, prevenção e repressão da criminalidade organizada e transfronteiriça”, lê-se na introdução.

As sociólogas Sheila Kan e Marta Martins da Universidade do Minho, também elas investigadoras do Projeto ‘Exchange’, enalteceram as qualidades profissionais e pessoais da jovem Cabeceirense, destacando “o trabalho, a robustez, a persistência e a mestria” de Laura Neiva, plasmados nesta sua primeira publicação “pioneira e inovadora”.

A finalizar a sessão, o presidente da Câmara Municipal, Francisco Alves, manifestou a sua satisfação pelo convite que a autora lhe dirigiu para estar presente neste evento, mostrando-se orgulhoso, quer pela obra agora lançada, quer pelo percurso académico e profissional desta jovem Cabeceirense e, ainda, pelo facto de ter escolhido a sua terra Natal para o lançamento do livro. Francisco Alves incentivou Laura Neiva a dar continuidade ao seu percurso, ainda jovem mas já tão notável, na área da investigação, desafiando-a a continuar a afirmar as suas origens e a sua terra - Cabeceiras de Basto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho