Dérbi Minhoto deixa o 3.º lugar desprotegido
2025-03-28 às 14h17
‘A História da Minha Vida’, foi com esta obra que Diogo Martins entrou no universo literário. Com o pseudónimo Aster Magnatus Trecefe, o escritor já lançou oito livros centrados no ‘bullying’.
Aster Magnatus Trecefe é o pseudónimo de Diogo Martins, jovem amarense que ao longo dos últimos anos se tem dedicado à escrita, sendo o ‘bullying’ a temática central das suas obras. Na escrita encontrou um refúgio, e nos seus livros partilha aquela que é a sua experiência, numa combinação entre o real e a ficção. Alertar e sensibilizar a sociedade para o flagelo do ‘bullying’ é o propósito de Diogo Martins.
“A escrita é um refúgio, um desabafo, uma terapia que abraço todos os dias”, revela Diogo ao Correio do Minho.
Nasceu em Amares, tem hoje 23 anos, e desde cedo viu a vida marcada por situações de exclusão e violência verbal.
“Sempre vivi muito no meu mundo. Era um miúdo introvertido, fechado, solitário. Sei que tenho uma personalidade diferente, que nem sempre foi compreendida, e acabei por se tornar alvo de diversas situações de ‘bullying’”, conta. Aos 10 anos de idade sentiu-se “excluído e ridicularizado” pelos colegas, uma situação que se arrastou por anos, manchado a sua infância, adolescência e início da idade adulta.
Enfrentou doenças como a esquizofrenia e a depressão, esta aos 13 anos causada pelo ‘bullying’ sofrido na escola. Durante muito tempo diz que se sentiu ignorado por todos aqueles a quem recorreu.
Embora ainda sofra esporadicamente com ataques de pânico, Diogo diz estar curado e sentir-se orgulhoso pela capacidade de superação.
A escrita surgiu aos 16 anos como “um escape, uma terapia”, afirma. Em Agosto de 2022 publicou o seu primeiro livro ‘A história da minha vida - volume 1’, obra que teve sequência em mais três volumes. Seguiu-se ‘Os 12 rebeldes’, ‘O Diário de um juiz’ e ‘Bola no relvado’ - volume 1 e 2.
Com os seus livros, Diogo procura alertar e sensibilizar a sociedade para a problemática do ‘bullying’, um fenómeno social que deixa marcas para a vida. “O que pretendo é revolucionar a sociedade, quero que a minha mensagem chegue não só às vítimas, mas também aos agressores e à sociedade em geral”.
Embora este seja um tema que tem mais visibilidade nos dias de hoje, há ainda muito a fazer. “É preciso sensibilizar, e este é um trabalho que deve ser feito em família, na escola, na sociedade, em todo o lado”, sublinha.
Além dos livros já publicados, Diogo Martins recorre também às redes sociais onde tem um ‘instablog’ @astermagnatustrecefe, onde alerta igualmente para esta realidade.
Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Diogo Martins é hoje engenheiro florestal e confessa-se um apaixonado pela natureza. “Nela encontro tranquilidade, um espaço de fuga à confusão humana”. A par da escrita, “a natureza, assim como a religião e o desporto, têm sido fundamentais e verdadeiramente terapêuticos”, revela.
‘Coragem para superar o bullying’ será o título do seu próximo livro, obra na qual está a trabalhar e que deverá ser lançada ainda este ano.
25 Abril 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário