Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
José Manuel Fernandes nomeado relator do novo Plano Junker
Luís Pedro Martins: “Turismo é um sector resiliente, que recuperou muito rapidamente”

José Manuel Fernandes nomeado relator do novo Plano Junker

Maria da fonte venceu a Oliveirense por três bolas a uma

José Manuel Fernandes nomeado relator do novo Plano Junker

Economia

2018-07-10 às 07h00

Redacção Redacção

PROGRAMA InvestEU, que pretende dar continuidade ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, mobilizará 650 mil milhões de euros de investimentos no período de 2021 a 2027.

Citação

URODEPUTADO
| Redacção |

O eurodeputado do PSD José Manuel Fernandes foi nomeado, pela Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu, relator para o InvestEU, programa que pretende mobilizar 650 mil milhões de euros de investimentos públicos e privados no período 2021 a 2027. “O InvestEU é uma oportunidade que não podemos desperdiçar”, apontou o também coordenador do PPE na Comissão dos Orçamentos e negociador do Parlamento Europeu para o novo quadro financeiro plurianual 2021/2017.
O InvestEU dá continuidade ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos - conhecido como ‘Plano Juncker’ - e substitui todos os instrumentos financeiros da UE. A aprovação deste instrumento financeiro deverá concretizar-se nesta legislatura, num processo de codecisão entre o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e os Estados- Membros.
Portugal, continua José Manuel Fernandes, deverá aproveitar a oportunidade de poder colocar no fundo de garantia do InvestEU até 5% dos fundos da Política de Coesão, da Política Agrícola Comum e do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), o que permitiria assumir uma garantia de 4.125 milhões de euros – os quais, face ao factor multiplicativo de 13,7 previsto para o InvestEU, representaria um um total estimado de 56.512 milhões de euros em investimento mobilizado.
José Manuel Fernandes sublinha ainda, como vantagens adicionais da utilização do InvestEU, o acesso à classificação de ‘Triple A’ para os investimentos aprovados, o que representa taxas de juro mais baixas nos empréstimos.
O InvestEU terá quatro domínios de intervenção: Infra-estruturas sustentáveis; Investigação, inovação e digitalização; PME e pequenas empresas de média capitalização; Investimento social e competências.
Entre os critérios de elegibilidade dos projectos encontram-se a necessidade de serem economicamente viáveis e de colmatarem deficiências de mercado, não se conseguirem financiar nos mercados sem o apoio da UE e ajudarem a cumprir os objectivos estratégicos da UE, garantindo sempre um equilíbrio geográfico.
O InvestEU estará suportado num sistema de garantia do orçamento da UE, com 38 mil milhões de euros, aos quais se juntam os recursos em cada operação dos parceiros financeiros de cerca de 9,5 mil milhões de euros. O efeito multiplicador previsto pela Comissão para este programa, pelo tipo de projecto que deve englobar, é de 13,7 (menos do que os 15 previstos para o Plano Juncker). Desta forma, os 47,5 mil milhões de euros multiplicados pelos 13,7 darão origem aos 650 mil milhões de euros em investimento mobilizado estimado.
Com um modelo baseado no sucesso do Plano Juncker, o facto do InvestEU englobar todos os instrumentos financeiros da UE tem várias vantagens: simplificação de processos, economias de escala, governação mais integrada e, consequentemente, maior impacto. Este programa pretende também facilitar e simplificar a utilização conjunta com outros programas da UE.
Para além do fundo InvestEU, este programa inclui também a plataforma de aconselhamento InvestEU e o portal InvestEU.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho