Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
José Manuel Fernandes confia nos jovens para defenderem sucessos da União Europeia
Semana Santa pelos olhos dos mais novos

José Manuel Fernandes confia nos jovens para defenderem sucessos da União Europeia

Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

José Manuel Fernandes confia nos jovens para defenderem sucessos da União Europeia

As Nossas Escolas

2018-05-08 às 06h00

Redacção Redacção

Eurodeputado iniciou ontem, no Agrupamento de Celeirós, uma série de visitas a vários pontos do Norte do país, assinalando o Dia da Europa. Em Braga, desafiou os jovens a desenvolverem um sentimento de identidade mais europeu.

Citação

O eurodeputado José Manuel Fernandes salientou ontem a importância das novas gerações contribuírem para a valorização das oportunidades e benefícios decorrentes da integração na União Europeia, numa postura de intervenção informada, responsável e consciente no seio das comunidades, em contraponto a discursos populistas baseado em facilidades enganadoras.
A União Europeia tem sido um garante de paz, solidariedade, qualidade de vida e prosperidade, assim como também representa uma mais valia inigualável para nos assumirmos neste cenário de globalização e mudança vertiginosa em que vivemos constantemente, defendeu o eurodeputado durante visitas ao Agrupamento de Escolas de Celeirós, em Braga, e na Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, com as quais iniciou uma semana de actividades em diferentes localidades do Norte do país, no âmbito das comemorações do Dia da Europa, que se assinala esta quarta-feira.

O eurodeputado mostrou-se confiante no futuro da UE, mas sublinhou a necessidade de todos perceberem qual a importância de sermos europeus e valorizarem as conquistas e as vantagens do processo de integração europeia, apontando o exemplo do Reino Unido - cuja maioria da população se arrependeu da decisão de sair da UE depois de, só após o referendo, ter tido acesso a informação sobre os efeitos da decisão de sair da UE após o referendo.
Se não houvesse União Europeia, já teria havido novas guerras, alertou José Manuel Fernandes. No entanto, chamou a atenção que é mais importante que a população esteja informada sobre as vantagens, do que ser alertada para os riscos da não-Europa ou do fim da UE, ainda que sejam relevantes.

Invocando números sobre a realidade global, José Manuel Fernandes fez questão de anotar que a União Europeia é a região do mundo onde se vive melhor, com mais garantias de liberdade, igualdade, direitos sociais e respeito pelo ambiente e pela dignidade humana. E salientou que, com apenas 7% da população mundial, a UE produz mais de 20% do PIB mundial e beneficia de mais de 50% de todas as despesas sociais contabilizadas em todo o mundo. É verdade que não temos sabido promover de forma eficiente as vantagens e os benefícios de que usufruímos na União Europeia. Mas é importante que os jovens, como geração com mais acesso a informação e formação de qualidade, possa ajudar a garantir já a construção de um futuro de qualidade", sustentou.

O eurodeputado desafiou os jovens a assumirem uma aposta activa no desenvolvimento de um sentimento de identidade mais europeu, a começar pela mobilidade na União Europeia.
É importante que nos sintamos mais europeus e, assim, podermos tirar melhor partido das oportunidades e dos desafios que este espaço representa. Esta mobilidade permite ainda o contacto com a diversidade cultural europeia e a sua valorização. É também uma forma de promovermos a paz, defendeu.
Ao longo desta semana, José Manuel Fernandes vai estar em sessões sobre a União Europeia nos Agrupamentos de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, e D. Afonso III, em Vinhais, nas Escolas Secundárias de Vila Verde e Sá de Miranda, em Braga, no Colégio D. Diogo de Sousa, na Universidade Católica em Braga e na Escola Profissional Prática Universal em Bragança.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho