Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Jornal ‘Bom Jesus do Monte’ relançado para servir de ponte com fiéis e turistas
António Gomes lidera nova direcção do Hospital da Misericórdia de Vila Verde

Jornal ‘Bom Jesus do Monte’ relançado para servir de ponte com fiéis e turistas

Semana Europeia do Desporto arranca com aula de ginástica laboral

Jornal ‘Bom Jesus do Monte’ relançado para servir de ponte com fiéis e turistas

Braga

2020-09-15 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

Confraria do Bom Jesus acaba de relançar o antigo jornal intitulado ‘Bom Jesus do Monte’, que esteve suspenso por mais de meio século. O objectivo maior é promover e dar a conhecer a estância, a sua história e património ao mundo inteiro.

A partir de agora há um novo jornal na cidade para ler: o ‘Bom Jesus do Monte’ acaba de ser relançado, depois de ter estado suspenso durante mais de 62 anos. O objectivo é só um: promover a estância do Bom Jesus do Monte, enquanto Património Mundial da UNESCO, e a fé.
Relançado pela Confraria do Bom Jesus e com a direcção de João Paulo Coelho Alves, reitor do santuário, o jornal tem 16 páginas, é trimestral e vai ser distribuído gratuitamente nas primeiras edições desta fase de relançamento, mas terá também uma edição online, disponibilizada na página oficial do santuário - www.bomjesus.pt - cuja versão pdf poderá ser descarregada pelos utilizadores. O objectivo é que depois se torne um projecto sustentável por via das assinaturas. “O nosso objectivo é chegar ao mundo inteiro”, avançou o reitor do santuário e director do jornal, indicando que um dos objectivos é que a publicação tenha também tradução para outras línguas, nomeadamente o Inglês. João Paulo Coelho Alves sublinha a importância da comunicação entre a estância (por via da Confraria) e os visitantes - algo que se ficou mais visível ainda com a pandemia.

A publicação foi relançada ontem, precisamente no dia em que a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. O cónego Mário Martins assinala a “alegria” de agora se dar continuidade ao Jornal ‘Bom Jesus do Monte’.
“Queremos continuar a partilhar, através desta voz periódica ímpar, a identidade singular deste lugar com entusiastas do turismo histórico-religioso, fiéis devotos e peregrinos”, afirmou o cónego Mário Martins, vice-presidente da Confraria do Bom Jesus.

“Trata-se de um novo projecto que procurará, entre outras iniciativas, promover a pastoral, o turismo, o património histórico, material e imaterial, valências integrantes do Santuário e respectiva estância - uma referência incontornável da cidade de Braga, de Portugal e até do mundo”, asseverou.
Luís Carlos Fonseca, membro da Confraria do Bom Jesus e um dos coordenadores deste primeiro número da publicação, diz que “este é um jornal aberto”, indicando que se espera a “participação” de várias pessoas da comunidade e é, por isso mesmo, que é lançado já um desafio nesse sentido, com um concurso de fotografia a ter lugar a cada três meses e que habilita o premiado a ganhar uma estadia num dos hotéis do Bom Jesus.

Reitoria do Santuário ganha espaço reservado para atendimento

A Confraria do Bom Jesus inaugurou, ontem, oficialmente, o ‘novo’ espaço de Reitoria do Santuário, ao lado do Centro de Memória e da secretaria da confraria.
O reitor do Santuário do Bom Jesus, João Paulo Coelho Alves, indica que se trata de dar melhores condições aos fiéis que procuram atendimento espiritual e orientação religiosa, mas também para todos os católicos que realizam os cursos de noivos e de baptismo, entre outras actividades relacionadas com o culto. O reitor diz que se trata de um espaço mais reservado e tranquilo para bem receber e atender quem procura apoio.
O espaço tem um horário definido, funcionado às segundas, quartas e sextas-feiras, entre as 15 e as 17 horas.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho