Correio do Minho

Braga, sábado

Jornais escolares em alta
Segurança e Saúde no Trabalho em destaque no Fórum

Jornais escolares em alta

Cada vez mais chineses aprendem Português

Ensino

2011-03-24 às 06h00

Maria Betânia Ribeiro

Trinta e cinco projectos escolares de todo o país foram premiados ontem na edição de 2009/2010 do concurso de jornais escolares promovido pelo jornal ‘Público’. ‘As Redes Sociais’ serão o tema do ano lectivo de 2010/2011.

O Concurso Nacional de Jornais Escolares, organizado pelo jornal ‘Público’ no âmbito do projecto ‘Público na escola’, premiou 35 jornais de diversas escolas de todo o país pelos projectos subordinados ao tema ‘O que é uma República’.

Os projectos, desenvolvidos no ano lectivo de 2009/2010, foram premiados numa sessão comemorativa que decorreu no Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho.
O projecto ‘Plátano’, do Agrupamento de Escolas de Alijó, jornal que arrecadou o primeiro prémio na categoria de jornais de jardins-de-infância e ensino básico, recebeu também uma mensão honrosa pela capa.

O jornal escolar ‘Outra Presença’ repartiu com o projecto ‘Plátano’ a menção honrosa pela capa, sendo também premiado com o primeiro prémio na categoria de jornais do ensino secundário e com o prémio ‘República’, que condecorou os jornais que melhor trataram o Centenário da República.
O título ‘Legenda’, da Escola Secundária Miguel Torga, de Bragança, foi premiado com primeiro lugar na categoria de jornais on-line.

O projecto ‘Escrita irrequieta’, do Agrupamento de Escolas da Branca, de Albergaria-a-Velha, recebeu o primeiro prémio na categoria de design.
Bárbara Reis, directora do jornal ‘Público’, salientou durante a sessão de entrega dos prémios, que o projecto ‘Público na escola’ é o projecto que “mais orgulho dá” ao jornal. “Fazer um jornal é muito difícil”, confessou a responsável, realçando a importância do exercício de verificação dos factos, um método essencial na prática jornalística.

Bárbara Reis anunciou que o projecto ‘Público na escola’ “não pára de crescer”, prevendo--se a criação de novos prémios para a próxima edição do concurso, nomeadamente uma via-gem a Bruxelas atribuída ao ensino secundário.

Com o alto patrocínio da Assembleia da República e do Ministério da Educação, o Concurso Nacional de Jornais Escolares de 2009/2010 contou com o apoio da Agência Nacional para a Gestão do Programa Juventude em Acção, do Centro Português de Design, da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, do Museu Nacional da Imprensa, da Porto Editora e da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Sete escolas do Minho recebem prémio ‘Público na escola’

A sessão de entrega dos prémios resultantes do Concurso Nacional de Jornais Escolares do ano lectivo de 2009/2010 presenteou oito escolas do Minho.
O projecto ‘Janela Aberta’, do Agrupamento de Escola do Ave, recebeu a distinção especial na categoria de design, bem como o segundo prémio do escalão de jornais de jardins-de-infância e ensino básico, ficando a par com o jornal escolar ‘Etc...’, do Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, do Porto.

As edições escolares ‘Despertar’, do Agrupamento de Escolas Vale d’Este, de Barcelos, e ‘Pau de Giz’, do Agrupamento de Escolas de Infias, de Vizela, partilharam o terceiro prémio do escalão de jornais de jardins -de-infância e ensino básico.
Na categoria de jornais escolares de jardins-de-infância e ensino básico foram ainda atribuídas menções honrosas aos projectos ‘Mensagem da Escolinha’, do Jardim-de-Infância de Forjães, de Esposende, e ‘No Pico da Informação’, do Agrupamento de Escolas de Pico de Regalados,
de Vila Verde.

O jornal escolar ‘Ponto de Encontro’, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, de Joane, Vila Nova de Famalicão, recebeu o terceiro prémio na categoria de jornais do ensino secundário, repartindo o galardão com o projecto ‘Com Pias e Cabeça’, da Escola Secundária de Lousada.
O prémio ‘cartoon’ de ilustração foi atribuído ao jornal escolar ‘Encontro’, da Escola Secundária Francisco de Holanda, Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.