Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Jorge Pinto preside Escola de Medicina
Município procura soluções para habitação

Jorge Pinto preside Escola de Medicina

Frescura das bandas bracarenses numa Limonada com sete concertos

Jorge Pinto preside Escola de Medicina

Ensino

2022-06-21 às 10h14

Redacção Redacção

Toma posse amanhã como presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho o professor catedrático Jorge Correia Pinto. A cerimónia tem início pelas 10.30 horas, no auditório Zulmira Simões, no campus de Gualtar.

Citação

O professor catedrático Jorge Correia Pinto toma posse amanhã como presidente da Escola de Medicina da Universidade do Minho (EMUM).
A cerimónia tem início pelas 10.30 horas, no auditório Zulmira Simões daquela Escola, situada no campus de Gualtar, em Braga. A sessão conta com o reitor Rui Vieira de Castro e está aberta à comunidade.
Jorge Correia Pinto substitui Nuno Sousa no cargo e, no mandato até 2025, tem como vice-presidentes os professores António Salgado (pelouro da Inves- tigação), Cristina Nogueira-Silva (pelouro do Ensino) e Patrício Costa (pelouro de Gestão e Planeamento).

Nascido em Lamego, Jorge Correia Pinto é professor catedrático na EMUM, director do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da UMinho (cargo que deixará ao presidir a EMUM) e ainda director e co-fundador do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital de Braga.
É licenciado e doutorado em Medicina pela Universidade do Porto, tendo passado pelo Centro Hospitalar de São João. Já proferiu cerca de 300 conferências em diversos países e publicou mais de 200 artigos científicos sobre cirurgia, pediatria, biologia celular e molecular, fisiologia e os sistemas respiratório e cardiovascular.

Coordenou vários projectos de investigação financiados e soma 60 distinções, como o Prémio Pfizer para Jovens Investigadores 1998, o Prémio Maria Amélia de Mello para as Ciências da Saúde 2004, o Grande Prémio START 2009, o Prize of the International Pediatric Endoscopic Group 2010 e o Grande Prémio do Concurso Nacional de Inovação do Novo Banco 2015.
Realizou mais de 15.000 intervenções cirúrgicas, 750 delas a nível neonatal.
O professor catedrático lançou ainda um programa internacional na EMUM para treino e formação em cirurgia minimamente invasiva a mais de 500 cirur- giões por ano de várias especialidades cirúrgicas.
Por outro lado, desenvolveu e patenteou sistemas personalizados para corrigir o tórax (peito escavado e em quilha), criando a spin-off iSurgical3D.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho