Correio do Minho

Braga, segunda-feira

‘Jogos da Diferença’ no palco do Agrupamento Camilo Castelo Branco
Sem gigantones e cabeçudos o S. João de Braga não seria o mesmo

‘Jogos da Diferença’ no palco do Agrupamento Camilo Castelo Branco

Plano de Investimentos nas Freguesias leva Benjamim Pereira a Belinho e Mar

Vale do Ave

2019-06-11 às 12h00

Redacção

A SEXTA EDIÇÃO dos ‘Jogos da Dirença’ abriram com o espectáculo ‘A Multiplicação na Diferença’ no palco do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão.

A PASEC em parceria com o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, Associação Pró-Outeiro, Casa da Juventude de Guimarães, Escola Bento Jesus Caraça e Município de Famalicão organizaram os Jogos da Diferença 2019. Foram mais de 350 os participantes que, na Escola Júlio Brandão, deram forma a um evento que já vai na sua sexta edição.
Na abertura desta iniciativa, a vereadora da Família e Juventude do Município de Famalicão, Sofia Fernandes, recordou o trabalho da PASEC no âmbito da Educação para a Diferença ao nível local e europeu.
A responsável identificou os ‘Jogos da Diferença’ como uma actividade única porque “envolve todos, dá protagonismo a todos e revela a diferença entre todos como uma oportunidade de encontro de dinâmica social”.

Por sua vez, a presidente da PASEC, Sara Gomes, agradeceu a disponibilidade de todos os parceiros. Ainda na abertura, o director da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães registou a disponibilidade da Escola para continuar a colaborar nestes projetos.

O evento abriu com o espetáculo ‘A Multiplicação na Diferença…’. Esta demonstração performativa juntou a Companhia de Teatro ADN da PASEC, a Companhia de Dança e Expressão Corporal da PASEC, Arena, a Companhia de Música da PASEC, os ADV, e a sua Companhia de Percussão 2.90. Subiram a palco mais de 50 crianças e jovens que fundiram as três artes numa demonstração performativa assente na temática do ‘Ideário da Multiplicação’.
Entretanto teve lugar a competição dividida por oito jogos gigantes e oito equipas. Cada equipa integrava jovens com necessidades especiais. No fim do evento foram entregues os troféus aos participantes e vencedores.
Todos os jogos foram concebidos pelos jovens animadores tutores que semanalmente dinamizam os grupos da Rede Internacional de Grupos Informais Juvenis da PASEC.

Destaque-se que esteve também integrada nesta sexta edição dos ‘Jogos da Diferença 2019’, a Prova de Aptidão Profissional dos alunos do 12.º ano do Curso de Técnico de Juventude da Escola Bento Jesus Caraça de Guimarães.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.