Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende
Viana do Castelo promove I Jornadas do Património dias 25 e 26 de setembro

Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende

Câmara vai abrir concursos para espaços da nova Praça – Mercado de Famalicão

Jogo online de ficção científica vence concurso regional Poliempreende

Ensino

2020-09-09 às 06h00

Redacção Redacção

GAMECULT, do aluno Reinier Vens, foi o projecto vencedor do concurso Poliempreende. Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA) destacou circunstâncias atípicas da edição deste ano.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) entregou os prémios aos vencedores da fase regional do concurso Poliempreende 2020, em cerimónia na Biblioteca José Mariano Gago, no decorrer da qual a presidente, Maria José Fernandes, realçou as circunstâncias atípicas em que esta edição decorreu, enaltecendo a resposta dos estudantes às contingências sociais e académicas.
“Conscientes da importância da atitude empreendedora, e para levar este projecto a bom porto, tivemos de agir e de nos reinventar. É nossa responsabilidade social e missão despertar nos nossos estudantes um ‘mindset’ empreendedor com a realização de concursos como o Poliempreende e com actividades externas e extracurriculares alinhadas na nossa estratégia de inovação”, referiu a presidente do IPCA. 
 As três equipas vencedoras receberam um prémio pecuniário oferecido pelo parceiro institucional, o Banco Santander, valor que poderá ser reforçado se a ideia for implementada empresarialmente.
Para a coordenadora do concurso regional, Adriana Carvalho, “o Poliempreende tem sido determinante para o IPCA, potenciando a oportunidade e vantagens associadas a este enquadramento de desenvolvimento de acções conjuntas e capacitação institucional ao nível do empreendedorismo”.

 O IPCA recebeu 16 propostas de ideias na primeira fase do concurso deste ano, tendo sete equipas passado à fase final, com a submissão do plano de negócios.  
Reinier Vens, recém-licenciado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, o vencedor desta edição com o projecto “GameCult”, desenhou um jogo online de ficção científica de forma aberta à comunidade, visando um maior envolvimento entre os utilizadores.
Este projecto propõe um modelo de negócio único e visionário, sem hierarquias, onde todos os utilizadores têm a oportunidade de criar conteúdo e fomentar o sucesso do plano de forma integrada, inovadora e unitária. 
Em segundo lugar ficou o projeto ‘Safety Car’, do recém-licenciado em Gestão de Empresas Roberto Rocha, que promete revolucionar a segurança dos veículos automóveis, pensado para deixar os utilizadores mais confortáveis e protegidos no que aos furtos diz respeito.

A ideia é a instalação de quatro câmaras no interior do veículo que detectam movimentos ofensivos e alertam o proprietário.
Roberto, adiantou a importância deste concurso: “Tem a vantagem de nos fazer perceber até onde uma ideia pode chegar e o que é necessário para a desenvolver. Com o apoio da equipa do Poliemprende e das conferências proporcionadas por estes, foi possível apresentar um projeto completo. Depois deste concurso, sinto que me posso tornar um empreendedor e desenvolver o meu negócio.” 

Em terceiro lugar ficou a equipa da ‘Smarket’ constituída por quatro elementos, todos recém-licenciados em Gestão de Empresas: Mário Campos, João Silva, Serafim Máximo e Tatiana Salgado.
O conceito surgiu em sala de aula e a aplicação pretende inovar através da fusão entre tecnologia e as rotinas diárias dos cidadãos, optimizando o tempo, a gestão orçamental e o combate ao desperdício alimentar. Mário mostrou a sua satisfação com a classificação e relata que “como participantes, e sendo que todos os elementos do projecto são recém-graduados da Licenciatura em Gestão de Empresas, regime pós-laboral, pelo IPCA, foi um culminar de um ciclo de estudos onde pusemos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”. 

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho