Correio do Minho

Braga, sábado

- +
João Costa prolonga série negra gilista
CIM Cávado: Assembleia Intermunicipal aprova contas

João Costa prolonga série negra gilista

Valores de Abril lembrados em Amares no 51.º da Revolução dos Cravos

João Costa prolonga série negra gilista

Desporto

2025-03-16 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Tento solitário aos 27 minutos selou o triunfo açoriano em Barcelos na 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. Gil Vicente FC atravessa uma série de sete jogos sem vencer no campeonato, tendo somado um ponto nesses últimos sete desafios.

Citação

Os alarmes da despromoção ao segundo escalão nacional de futebol continuam a fazer-se ouvir em Barcelos e nem a mudança de timoneiro para levar os gilistas a reencontrarem-se com as vitórias. O Gil Vicente FC perdeu por 0-1 com o CD Santa Clara, em jogo da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol. João Costa, aos 27 minutos ditou o novo desaire dos barcelenses de César Peixoto.
Após uns primeiros minutos para efectuar uma última análise aos dois lados da contenda, as brechas começaram a surgir na armadura barcelense, com os açorianos de Vasco Matos a darem início a perigosa invasão do último terço do terreno dos barcelenses.
Logo aos 14 minutos, Matheus Pereira encontrou espaço na defesa do Gil Vicente e disparou para o fundo das redes dos barcelenses. Felizmente, o videoárbitro estava atento e anulou este tento, devido à posição irregular do jogador do Santa Clara. No entanto, este seria um presságio para o que se aproximava.

Esperava-se que o golo anulado dos açorianos servisse como um alarme final para que o Gil Vicente despertasse. Contudo, os comandados de César Peixoto pareciam não estar dispostos a acordar. Os açorianos também devem ter feito essa leitura e decidiram, já perto da meia hora, acordar os minhotos à força.
Aos 27 minutos, Pedro Ferreira lançou a ‘redondinha’ para os pés de João Costa. O avançado do Santa Clara ultrapassou a pressão de três defensores do Gil Vicente FC e, sem qualquer piedade, atirou para o fundo das redes de Andrew Ventura, apontando assim um golo que fixaria o resultado final de 0-1.
Certamente descontente com o que vira dentro das quatro linhas durante a primeira metade, César Peixoto pediu mais alma à sua equipa e o Gil Vicente regressou do balneário como um conjunto renovado e disposto a correr atrás do prejuízo.

E essa imagem começou a ser passada logo aos 48 minutos, com Sandro Cruz. O lateral gilista surgiu em posição favorável e atirou para o que parecia ser um golo certo. Contudo, Frederico Venâncio vestiu a camisola de super herói dos açorianos e cortou a bola em cima da linha de golo.
O crescimento do Gil Vicente no encontro era claro, mas a criação de oportunidades de real perigo continuava a deixar um pouco a desejar. Foi preciso esperar até aos 61 minutos para vermos os gilistas a apresentar novos critérios para chegar à igualdade, mas o remate de Santi García à entrada da área esbarrou numa excelente intervenção do guardião açoriano, Gabriel Batista.

Apesar do maior domínio barcelense nesta segunda metade, o Santa Clara continuava a ser uma equipa perigosa e, aos 77 minutos, os açorianos ficaram muito perto de aplicar a machadada final nas aspirações dos gilistas. Gabriel Silva surgiu em posição favorável ao remate e atirou para o fundo das redes do Gil Vicente. Contudo, uma vez mais, o VAR interviu e anulou o golo dos açorianos por fora de jogo do avançado.
Já na recta final do encontro, os barcelenses fizeram um último assalto na busca pelo empate, mas o remate frontal de Facundo Cáseres acabou por sair por cima da baliza do Santa Clara.
Com este resultado, o Gil Vicente FC segue com 23 pontos, estando dependente do resultado do Estrela da Amadora (que visita o Vitória SC hoje pelas 20.30 horas) para se manter fora do lugar de play-off de manutenção. Note-se que os gilistas atravessam uma série de sete jogos sem vencer, sendo que, nesse período, os barcelenses só somaram um ponto. Por sua vez, o Santa Clara passou a somar 43 pontos e reforçou o seu 5.º posto da I Liga portuguesa de futebol.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho