Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de Famalicão
Enfermeiros de Braga exigem reconhecimento da prestação efetiva de trabalho na passagem de turno

João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de Famalicão

Braga volta a participar na maior feira de turismo do mundo

João Antunes e Jéssica Pontes vencem 7.ª Meia Maratona de Famalicão

Desporto

2021-11-29 às 06h00

Rui Serapicos Rui Serapicos

Com 1 hora e 05:43 minutos, o vencedor obteve o terceiro melhor tempo da prova, superado apenas pelas marcas de Rui Pinto (1:05.15) em 2014 e Rui Pedro Silva (1:05.21) em 2015.

Citação

João Antunes, o atleta do Prime Running Club, foi o primeiro a chegar à linha de meta, com o tempo 1 hora e 05:43 minutos, seguido por José Sousa (Clube de Atletismo Praia de Mira), com o tempo de 1:06:11. Na terceira posição chegou José Azevedo (Boavista FC) com o tempo de 1:09:05.
A marca do vencedor constitui o terceiro melhor tempo da prova, superado pelas marcas de Rui Pinto (1:05.15) em 2014 e Rui Pedro Silva (1:05.21) em 2015.

No sector feminino, Jéssica Pontes, da Team El Comandante, correu os 21 quilómetros com o tempo de 01:18:46. Na segunda posição chegou Doroteia Peixoto (Amigos da Montanha) com o tempo 01:20:23, seguida por Mónica Silva (CD S. Salvador do Campo), que fechou o pódio com o tempo de 1:23:16.
A corrida evoluiu em condições climatéricas favoráveis, com tempo fresco, mas seco, por vezes com o sol a espreitar e as ruas de Famalicão — fechadas ao trânsito — envolvidas de público a incentivar os atletas desde a linha de partida.

José Sousa e João Antunes destacaram-se do pelotão logo após a partida e correram a par até ao quilómetro 17, momento em que o atleta do Running Clube se isolou para correr a solo até à meta.
Ao 10, cumprido em 31.34 minutos, José Sousa e João Antunes já tinham vantagem sobre um grupo, onde se incluía David Figueiredo, José Azevedo e André Silva, que correram o primeiro hectómetro em 33.13 minutos. Mais atrás outro grupo integrava Fernando Silva, Tiago Costa, Paulo Morais e Pedro Magalhães.
No sector feminino, já ao quilómetro 10 Jéssica Pontes (com 38.30 minutos) e Doroteia Peixoto ocupavam, por esta ordem, os dois primeiros lugares seguidas por Cecília Mota, que viria a ceder o terceiro lugar a Mónica Silva.
No pelotão, entre outros, correu o anterior presidente da Câmara , Paulo Cunha.

João Antunes: “Ao?faltar quatro quilómetros impus mais ritmo”

“Foi bom. Está frio, mas conseguimos andar bem, eu o José corremos sempre em bom ritmo”, começou por comentar o vencedor da 7.ª Meia Maratona de Famalicão, João Antunes. “Viemos juntos e depois, ao faltar uns quatro quilómetros, consegui impor um pouco mais de ritmo e distanciei-me um pouquinho”, explicou o atleta do Prime Running Club.

Jessica Pontes: Recorde pessoal em casa, com frio

“Dou sempre o meu melhor, para isso que nós aqui vimos, muito , a correr em casa, foi recorde pessoal, ou seja uma mistura de emoções muito grandes nunca tinha ganho aqui e estou muito feliz”, comentou a famalicense Jessica Pontes, que foi vencedora do sector feminino.
Questionada sobre quais as maiores dificuldades, apontou “o frio, sem sombra de dúvida, muito frio, demorei muito tempo a aquecer e isso foi a maior dificuldade”.

Mário Passos: “Contributo para candidatura” a Cidade Europeia do Desporto em 2025

“Estamos muito satisfeitos por verificar que à medida que as edições vão passando a consolidação desta iniciativa está a verificar-se. É uma aposta ganha e um contributo para que a nossa candidatura a Cidade Europeia do Desporto seja uma realidade em 2025”, afirmou o presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, ontem, ao prestar declarações aos jornalistas, no fim da Meia Maratona. “Foi bom de ver esta multidão que apareceu para esta sétima edição da Meia Maratona de Famalicão e Mini Maratona, num dia frio mas agradável, com o sol a espreitar por entre as nuvens”, começou por dizer o autarca. “Temos verificado ao longo dos anos cada vez mais ente a praticar desporto, em modalidades desportivas muito diferenciadas sob o ponto de vista do exercício fisico”, acrescentou.

Mário Passos lembrou que “temos um projecto, que se denomina Famalicão em Forma, que é muito apropriado para as pessoas que caminham e que, portanto, está disponível para as pessoas, para os famalicenses, que estamos a descentralizar para cada uma das freguesias, por forma a que cada vez mais pessoas pratiquem desporto, porque sabemos que isso é proporcional à qualidade de vida”.
“Sabendo isso, nós temos que efectivar este sentimento e é isso que estamos a fazer com esta iniciativa, e com muitas outras iniciativas — com o Famalicão em Forma e com o Mais e Melhores Anos, Famalicão é claramente uma cidade de desporto”, adiantou.

Run Porto entregou 2.200 dorsais: 1.600 na meia maratona e para a caminhada 600

“Com o sucesso crescente do evento, onde se cumpriram todas as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, já se pensa na 8.ª edição da Meia Maratona de Famalicão que irá para a estrada a 27 de Novembro de 2022”, refere a Run Porto, organizadora do evento, em comunicado. Antes, Jorge Teixeira, o director geral daquela empresa promotora de provas de atletismo, adiantou ao Correio do Minho que em Famalicão foram entregues dorsais a 2.200 concorrentes, sendo 1.600 para os que participaram na meia maratona e 600 para os que fizera a caminhada de 6 km.
Aos jornalistas, aquele responsável defendeu que esta prova que foi nesta retoma de actividade após a interrupção devida à pandemia “o quinto grande evento, faz muito pela saúde pública”?e que “o mais fácil é mandar as pessoas ficar em casa, difícil é fazê-las correr em condições de segurança”.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho