Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Jerónimo Martins potencia talentos de jovens com deficiência
O tradicional bacalhau é a atração destes Dias à Mesa

Jerónimo Martins potencia talentos de jovens com deficiência

Meia centena de famílias vulneráveis recebeu apoio alimentar no confinamento

Jerónimo Martins potencia  talentos de jovens com deficiência

Cávado

2018-07-05 às 13h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O GRUPO JERÓNIMO MARTINS, do qual faz parte o Recheio, abraça a responsabilidade social. Na loja Recheio de Braga foram formados nove jovens portadores de deficiência, agora aptos para trabalhar.

“Todos diferentes. Todos iguais.”. O slogan comercial é antigo, mas permanece até hoje em cada português, ensinando o valor da solidariedade e da responsabilidade que deve existir socialmente no que toca à relação com a diferença e especialmente no tratamento das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência. Foi precisamente com o objectivo do reconhecimento das suas capacidades e talentos que o Recheio de Braga respondeu ao desafio da Associação Focus com o projecto ‘Search’ e formou tecnicamente nove jovens autistas e com Síndrome de Down - que agora estão “preparadíssimos” para ingressar no mercado de trabalho.
Ao longo dos últimos nove meses e fruto de uma parceria entre a Focus, Recheio e Instituto de Emprego e Formação Profissional, com o apoio do BPI Capacitar, nove jovens portadores de deficiência foram recebidos de braços abertos para uma formação intensiva que os habilitou à certificação das suas competências e aptos a trabalhar a partir de hoje em estebelecimentos comerciais similares ao Recheio no desempenho de inúmeras actividades desde a reposição de produtos ao embalamento, do atendimento ao público ao tratamento de crianças em creche (já que a loja também dispõe de uma creche).
“Este foi um projecto extremamente importante para o Recheio e os formandos foram uma -mais-valia para a loja. Recebemo-lo de braços abertos e é, de facto, gratificante para nós ajudar estes formandos, trabalhar com eles e prepará-los para o mercado de trabalho e, acima de tudo, torná-los mais felizes, a eles e às suas famílias - que é o mais importante no final deste trajecto”, assinalou António Barracho, director geral do Recheio, ontem, na cerimónia de entrega dos respectivos certificados.
“Isto mexeu connosco e as pessoas que estiveram directamente envolvidas no dia-a-dia deste projecto sentem agora um vazio, porque adicionaram mais esta tarefa de ensinar ao seu trabalho diário, que já é muito duro”, destacou o director geral do Recheio, entre palavras turvadas pela emoção.
“Nota-se que as pessoas abraçaram este projecto desde o início e nós também não estávamos à espera de outra coisa porque conhecemos bem as pessoas que temos a trabalhar connosco e sabíamos de antemão que este seria mais um projecto de sucesso e, por isso, para elas também o meu muito obrigado porque souberam estar mais uma vez à altura das circunstâncias e da exclusividade que o Recheio tem tido ao longo destes mais de 45 anos de actividade”, afirmou o responsável, adiantando que dentro de dias também pessoas sem-abrigo encontrarão ali o seu posto de trabalho.
A emoção da equipa de formadores e de responsáveis do Recheio foi visível na hora do balanço final do projecto. Para Susana Rosa, directora de Recursos Humanos da loja, o momento foi também emotivo. “Este foi realmente um projecto que nos transformou a todos e só foi possível mesmo porque temos aqui excelentes pessoas e excelentes profissionais”.
Num agradecimento generalizado a todos os colaboradores do Recheio de Braga, pelo envolvimento neste projecto, Susana Rosa elogiou formadores e formandos. “Foram todos espectaculares e todos se entregaram com grande empenho e dedicação a este projecto dentro do espírito familiar que aqui se vive”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho