Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Jay-Jay Johanson celebra 20 anos de ‘Whiskey’
Guimarães apresenta Equipa de Sapadores Florestais esta 2ª feira

Jay-Jay Johanson celebra 20 anos de ‘Whiskey’

Automobilismo: Sérgio Freitas recebeu prémio como Campeão da classe diesel 2017

Braga

2017-10-13 às 07h59

Redacção

O músico sueco Jay-Jay Johanson volta ao Theatro Circo no dia 14 para celebrar os 20 anos do seu aclamado álbum ‘Whiskey’. Proveniente do jazz, em 1996, o músico resolveu mostrar um novo lado da sua carreira lançando um dos trabalhos que especialistas e críticos de música consideram o mais icónico - ‘Whiskey’.

O músico sueco Jay-Jay Johanson volta ao Theatro Circo no dia 14 para celebrar os 20 anos do seu aclamado álbum ‘Whiskey’.
Proveniente do jazz, em 1996, o músico resolveu mostrar um novo lado da sua carreira lançando um dos trabalhos que especialistas e críticos de música consideram o mais icónico - ‘Whiskey’.
A história de ‘Whiskey’ surge em 1994 quando Jay-Jay ouviu uma ‘promo’ de ‘Dummy’ dos Portishead que lhe chegara por correio à redação da revista da revista de música POP, onde Johanson trabalhava à noite e aos fins de semana para ganhar algum dinheiro extra, como recorda comunicado da organização dos concertos.

Após de ouvir exaustivamente aquele trabalho da banda de Beth Gibbons, o compositor sueco percebeu que era possível fazer algo com que sempre sonhara: “misturar um estilo de composição típico do jazz com batidas urbanas, herdadas do hip-hop, abrandadas de modo a que conseguisse cantar, como no jazz, por cima das mesmas”.
‘It Hurts Me So’ e ‘So Tell The Girls That I Am Back In Town’ foram dois temas que tiveram a ajuda à produção de Magnus Frykberg, o então produtor de bandas como Massive Attack e Portishead que se encontrava em Estocolmo.

No dia imediatamente a seguir à conclusão da mistura da demo, Jay-Jay Johanson apresentou o produto final ao líder da BMG e assinou logo um acordo para gravar três álbuns com a editora.
Passados 20 anos, iremos novamente escutar ‘Whiskey’ como se da primeira vez se tratasse.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.