Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Já se sente o pulsar da alma sanjoanina
Famalicão: Comida típica pela mão de chefs portugueses

Já se sente o pulsar da alma sanjoanina

Vila Verde apresenta Estratégia de Turismo para década de desenvolvimento sustentado

Já se sente o pulsar da alma sanjoanina

Braga

2025-06-15 às 07h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Braga está em contagem decrescente para o arranque das festas da cidade, numa altura em que as ruas já estão cheias de cor, música e tradição. Este ano, o São João celebra-se de 17 a 24 de Junho, envolvendo 365 entidades.

Citação

Em contagem decrescente para o arranque oficial do São João de Braga, as ruas da cidade já estão cheias de cor, música e tradição. O pulsar da alma sanjoanina vai marcar os próximos dias, período durante o qual se vai concretizar um programa com mais de 200 horas de programação, levado a cabo por 365 entidades e envolvendo mais de 10.000 pessoas.
O programa abre na terça-feira, num momento que será assinalado, às 10 horas, com o vibrante toque dos sinos a repique a partir dos carrilhões das igrejas de Santa Cruz, São Vicente, Sé Catedral e Bom Jesus.
Para as 10.30 horas está marcado o primeiro dos sete cortejos do programa. O ‘São João da pequenada’ vai contar com centenas de crianças a desfilar desde a Praça da República até à Praça Municipal.
Do vasto programa, destacamos ainda, às 17 horas, a inauguração da exposição ‘Memórias visuais do S. João de Braga a partir da obra de José Veiga’, no Palácio do Raio.
Terça-feira é também o dia do ‘Faça-se luz’, momento que, pelas 22 horas, vai assinalar o acender das luzes das ornamentações que já dão mais cor à cidade de Braga.
Na quarta-feira, destacamos a inauguração da exposição dos desenhos do concurso ‘O meu São João é o de Braga’, uma iniciativa do Correio do Minho e da Antena Minho, com o apoio do Pingo Doce, às 18.30 horas. A mostra fica patente na Torre do Museu Pio XII.
Ainda na quarta-feira, destaque para a Gala Sanjoanina, pelas 21.30 horas, no Theatro Circo.
Será o momento para a estreia de ‘Chão’, um espectáculo que atravessa o país pela música, da tradição ao coração. Uma viagem que vai passara pelas raízes do fado, do cante alentejano e das sonoridades que ecoam do Minho aos Açores.
Com Katia Guerreiro, Daniel Pereira Cristo, Miguel Moura, polifonias minhotas, Os cantadores do Desassossego, David Pereira, Guilherme Colaço, Sofia Ramos, Rancho Folclórico de Santa Cecília (Ponta Delgada), este espectáculo junta Braga e Ponta Delgada, Capitais Portuguesas da Cultura, e Évora, Capital Europeia da Cultura, numa homenagem ao património imaterial que nos define.
Na quinta-feira, feriado do Corpo de Deus, damos destaque à apresentação do Cordão - Coro de Doentes e Amigos Oncológicos, pelas 19 horas, no Museu dos Biscainhos.
A apresentação pública da candidatura das Festas de São João de Braga ao Inventário nacional do património Cultural Imaterial é o momento que destacamos do programa de sexta-feira, dia 20. O evento está marcado para as 18.30 horas, no salão nobre da Câmara Municipal de Braga.
Ainda na sexta-feira, às 22 horas, realiza-se o Cortejo histórico. À mesma hora, no Parque da Ponte, actua Ágata.
No sábado, dia 21, o destaque vai para o Festival de S. João da Antena Minho e do Correio do Minho, a partir das 17 horas, na Avenida Central.
Às 21.30 horas, decorre o XXXIV Cortejo Internacional de Gigantones e Cabeçudos.
No domingo, dia 22, destacamos o Cortejo Etnográfico, que começa pelas 16.30 horas, junto ao Arco da Porta Nova.
A 23 de Junho, o programa arranca com o Cortejo da Mordomia, seguindo-se a cerimónia de abertura oficial das festas, na Praça Municipal.
O Cortejo das Rusgas, com início às 22 horas, é o grande destaque do programa.
Naquela que promete ser a noite mais longa do ano, vai actuar, pela uma e meia da manhã, o cantor Diogo Piçarra, na Avenida Central.
No dia 24, feriado municipal, destaque para o Cortejo Sanjoanino com os Carros das Ervas, do Rei David e dos Pastores, às 9 horas. A aclamação das flores, às 17.15 horas, seguindo-se a Soleníssima Procissão de São João marcam a tarde.
Tony Carreira encerra as festas de 2025, com um concerto às 22 horas, na Avenida Central.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho