Mário Passos continua a percorrer o território
2025-05-11 às 14h16
Os projetos selecionados vão ser desenvolvidos em formato de residência artística no CIAJG e no gnration. Posteriormente, serão apresentados publicamente integrando os programas culturais de cada um dos espaços.
O programa de apoio à criação artística, promovido pelo gnration (Braga), CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde), vai dar origem a quatro novos trabalhos.
Catarina Braga, Dora Vieira, Mariana Sardon e Renato Cruz Santos são os artistas selecionados para a décima primeira edição dos Laboratórios de Verão. Nos meses de verão, os quatro artistas estarão em residência artística a desenvolver novos trabalhos, que serão depois apresentados ao público no CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães), no gnration (Braga) e na Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde).
Este ano, este apoio à criação artística local contou com 38 candidaturas. O processo de seleção ficou a cargo de um júri composto por Luís Fernandes (gnration, Braga), João Terras (Centro Internacional das Artes José de Guimarães - CIAJG), Mário Micaelo (Solar, Vila do Conde) e Joana Pestana, que, este ano, fará o acompanhamento curatorial do projeto.
Os projetos selecionados vão ser desenvolvidos em formato de residência artística no CIAJG e no gnration. Posteriormente, serão apresentados publicamente integrando os programas culturais de cada um dos espaços.
Natural de Guimarães, Catarina Braga é uma artista visual, investigadora e escritora que irá desenvolver uma instalação que se debruça sobre a história do emoji da planta (????) e numa busca pela planta-mãe que poderá ter dado origem a este signo, percorrendo a internet à procura de imagens, arquivos online ou artefactos em coleções internacionais de museus ou herbários digitalizados.
Do Homúnculo idealizado pela alquimia do século XVI, ao Frankenstein de Mary Shelly ou ao golem no filme alemão Der Golem (1920), a manipulação da matéria e a criação de vida a um ser inanimado é uma temática que tem acompanhado a história humana. Baseando-se nesta ideia, a artista plástica e música Dora Vieira irá criar uma instalação imersiva que propõe uma reflexão sobre as interações entre o orgânico e o sintético, a biotecnologia e a transformação e colonização do corpo humano.
Mariana Sardon é uma artista sonora e construtora de instrumentos e objetos sonoros, eletrónicos e eletroacústicos. Ao longo dos anos, tem criado protótipos que expandem as possibilidades dos circuitos eletrónicos de Cracklebox. Este sintetizador simplificado, com uma grande palete de timbres e frequências, permite gerar sons que se podem assemelhar tanto ao chilrear de pássaros como ao estrondo de rebarbadoras. No novo projeto que irá desenvolver, a artista propõe dar vida a estes circuitos integrando-os numa obra híbrida entre instalação generativa e performance.
Artista multidisciplinar natural das Caxinas, em Vila do Conde, o trabalho de Renato Cruz Santos explora temáticas de memória, imaginário ficcionado e desconstrução do real, com uma grande parte a ser produzido e baseado na sua terra natal. Para os Laboratórios de Verão, o artista usa a imagem de um penedo distante, que se vê das Caxinas no mar, para relacionar o tempo geológico com o desenvolvimento urbanístico de um lugar que perdeu a sua identidade.
Criado em 2015, pelo gnration, os Laboratórios de Verão procuram potenciar o desenvolvimento de novos trabalhos artísticos originais no território do distrito de Braga e concelho de Vila do Conde. Ao longo de dez edições, o programa apoiou já mais de três dezenas de projetos e meia centena de artistas.
O programa Laboratórios de Verão é promovido pelo gnration (Braga), CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães (Guimarães) e pela Solar – Galeria de Arte Cinemática (Vila do Conde), em parceria com o LAC – Laboratório de Actividades Criativas (Lagos).
15 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário