Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Isabel Estrada Carvalhais: “LEADER é um caso de sucesso”
Projecto promove inclusão social e cultural em Braga

Isabel Estrada Carvalhais: “LEADER é um caso de sucesso”

Semana Santa pelos olhos dos mais novos

Isabel Estrada Carvalhais: “LEADER é um caso de sucesso”

Nacional

2021-06-14 às 12h29

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Eurodeputada minhota considera que o programa LEADER, criado há 30 anos, “constitui um verdadeiro estudo caso da política europeia” pelo seu “extraordinário sucesso”.

Citação

Isabel Estrada Carvalhais considera que “o programa LEADER é um extraordinário caso de sucesso” e “constitui um verdadeiro estudo caso da política europeia”. A eurodeputada minhota falava na sessão evocativa dos 30 anos de implementação daquele programa comunitário.
Na sessão promovida pela Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, Isabel Carvalhais referiu que “o que nasceu como uma iniciativa experimental nos anos 90”, acabou por se revelar “num instrumento importante no desenho de soluções exequíveis e concretas em resposta a problemas específicos das zonas rurais europeias”.
O LEADER cobre hoje mais de 60% da população rural da UE, envolvendo cerca de 2800 grupos de acção local empenhados na implementação de projectos LEADER.

Isabel Carvalhais sublinhou ainda a importância de projectos que apostem na inovação social, na criação de sinergias locais e na valorização dos saberes das comunidades rurais. Isto depois de ter recordado os desafios mais prementes do mundo rural, nomeadamente “o envelhecimento populacional, a emigração de jovens e o despovoamento, além dos constrangimentos nas acessibilidades, da insuficiência de infra-estruturas e do menor grau de conectividade digital”. Evidenciou ainda a importância do apoio à viabilidade económica das actividades ligadas ao mundo rural, bem como à inclusão social de quem vive no espaço rural e aí contribui para a gestão do território e dos recursos naturais, para a manutenção da cultura local, para a preservação de património imaterial, e para a defesa da biodiversidade.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho