Correio do Minho

Braga,

- +
Isabel Carvalhais diz que envelhecimento “é preocupação” para agricultura na UE
IPCA distinguido com medalha municipal de Grau Ouro

Isabel Carvalhais diz que envelhecimento “é preocupação” para agricultura na UE

Barcelos celebra o Natal com diversas iniciativas

Isabel Carvalhais diz que envelhecimento “é preocupação” para agricultura na UE

Braga

2020-10-29 às 09h00

Redacção Redacção

A eurodeputada Isabel Carvalhais foi relatora pelos Socialistas Europeus e considera que o envelhecimento da população deve ser tido em conta no desenho de novas políticas. A Comissão de Agricultura aprovou, ontem, parecer ao relatório.

A Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu aprovou, ontem, o parecer ao relatório de iniciativa sobre o envelhecimento demográfico na União Europeia e as possibilidades e desafios para o desenho de políticas neste contexto no pós-2020. A eurodeputada Isabel Estrada Carvalhais, que foi relatora pelos Socialistas Europeus (S&D), considera “que o envelhecimento da população define um contexto político que tem que ser tido em consideração no desenho de políticas”.
A eurodeputada chama a atenção para “o envelhecimento demográfico é uma preocupação particular para a agricultura na União Europeia e em Portugal, onde cerca de 42 por cento dos trabalhadores no sector têm mais de 65 anos”.
Entre os contributos que a deputada portuguesa propôs, destaca-se, por exemplo, a importância vital em potenciar a criação de oportunidades para o diálogo intergeracional.
Os desafios do envelhecimento nas zonas rurais, realçando que estes devem ser tidos em conta no desenho das políticas sociais e económicas, numa abordagem multidimensional, foi outra das suas propostas deixadas neste documento.
A eurodeputada Isabel Carvalhais considera, ainda, por uotro lado, que a nova Política Agrícola Comum (PAC) “tem um papel vital na renovação geracional do sector agrícola”.
Recorde-se que na sua posição sobre a reforma da PAC, adoptada na semana passada, o Parlamento Europeu propôs a subida de 2 para 4 por cento das verbas dos pagamentos directos a consagrar ao apoio complementar ao rendimento dos jovens agricultores.
A proposta seguirá agora para negociação com a Comissão Europeia e o Conselho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho