Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Isabel Carvalhais destaca vitalidade do mundo rural
Presidente da Câmara entrega carrinha de nove lugares ao Santa Luzia Futebol Clube

Isabel Carvalhais destaca vitalidade do mundo rural

AEB espera 250 milhões de vendas em 2022

Isabel Carvalhais destaca vitalidade do mundo rural

Vale do Ave

2022-09-23 às 06h00

Redacção Redacção

Em visitas de eurodeputados a Famalicão e Guimarães.

Citação

A Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu esteve esta semana em missão em Portugal, entre os dias 19 a 21 de Setembro, num programa diversificado e que teve como objectivo contactar com as realidades agrícolas da zona centro-norte do país.
Ao longo de 3 dias, eurodeputados de diferentes grupos políticos que integram a Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural tiveram a oportunidade de visitar explorações agrícolas, cooperativas, empresas, e ainda de reunir com agricultores e produtores, num roteiro em que houve a oportunidade ainda para um encontro com a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes.
Num roteiro que passou pelas regiões vitivinícolas do Douro e do Dão, por Moimenta da Beira e São Pedro do Sul, a missão terminou em pleno coração do Minho, entre Vila Nova de Famalicão e Guimarães.
Em Famalicão, os deputados ao Parlamento Europeu deslocaram-se à Quinta da Costa para participarem num encontro com produtores dos distrito, onde ficaram a conhecer bons exemplos de viabilidade económica da estrutura de minifúndio, que combinam resiliência, vontade de inovar, e práticas sustentáveis que garantem o respeito pela enorme biodiversidade.
Isabel Carvalhais afirmou que “o minifúndio é uma expressão ancestral da relação profunda que temos construído com a nossa paisagem, os nossos animais, e as nossas comunidades. Ou seja, quem olha o minifúndio vê mais do que um pedaço de terra: vê a história de muitas famílias, vê apego emocional, vê uma história de resistência e de sobrevivência económica, mas também a capacidade de adaptação aos novos tempos”, acrescentando ainda que “esta é uma estrutura muitas vezes atacada por quem a considera incapaz de responder às demandas do mercado actual, associa- da a um passado de pobreza e de subsistência, e por isso é tão importante mostrar exemplos que mostrem precisamente como essa avaliação está errada. Aliás, toda a nossa agricultura deve muito às pequenas explorações”.

Deixa o teu comentário

Tudo bons rapazes
Desporto

Tudo bons rapazes

03 Dezembro 2022

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho