Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Ir às compras de bicicletas dá descontos no comércio do centro
Centro Social de Garfe quer ampliar Centro de Noite

Ir às compras de bicicletas dá descontos no comércio do centro

Livre aos 90+5 trama FC Famalicão

Economia

2017-04-20 às 07h53

Marlene Cerqueira

PELOURO DO AMBIENTE E ACB estão a promover, até 26 de Abril, a Semana da Bicicleta. Clientes do comércio de rua que circulem de bicicleta podem beneficiar de descontos em 45 lojas do centro.

O repto é lançado pelo Pelouro do Ambiente do Município e pela Associação Comercial de Braga (ACB): ‘Venha de bicicleta às compras ao centro e obtenha descontos nas lojas aderentes’. O estacionamento não é preocupação, na medida em que foi reservada uma área para o efeito junto a cada uma das 45 lojas aderentes.
A iniciativa designa-se Semana da Bicicleta e arrancou ontem, precisamente no Dia Mundial da Bicicleta, prolongando-se até 26 de Abril.
Em termos práticos, quem se deslocar de bicicleta às lojas aderentes, devidamente identificadas com um dístico alusivo à Semana da Bicicleta, beneficia de descontos entre 10 a 20%.
As lojas aderentes são das mais diversas áreas, nomeadamente restauração, vestuário, calçado, ourivesaria, perfumaria, entre outras.
“Este Semana da Bicicleta desafia os bracarenses a comprarem no comércio tradicional e a valorizarem os modos de transporte suaves, sustentáveis, como a bicicleta”, referiu o vereador Altino Bessa, na apresentação da Semana da Bicicleta, que decorreu ontem à tarde no ‘Bira dos Namorados’, um dos espaços aderentes.
Rui Marques, director-geral da ACB, realçou o simbolismo desta iniciativa, na medida em que antecipa “aquilo que o futuro nos reserva”. Lembrou assim o compromisso de redução das emissões de dióxido de carbono, o que se só conseguirá com o fomento dos modos suaves de transporte.
Rui Marques realçou também que Braga foi “das primeiras cidades amigas dos peões e das bicicletas”, na medida em que conta com uma vasta área pedonal, onde convivem peões e ciclistas em harmonia.
O director-geral da ACB referiu ainda que as lojas aderentes a esta campanha vêem na iniciativa uma oportunidade de se aproximarem dos clientes e de mostrarem que têm responsabilidade ambiental, conciliando a preservação do ambiente com o desenvolvimento económico.
Diogo Carvalho, um dos primeiros empresários a aderir à Semana da Bicicleta, realçou que esta iniciativa alerta ainda para a dificuldade de estacionamento no centro histórico com que os clientes se deparam. Ao fazê-lo de bicicleta, os clientes deixam de ter esse problema, pelo menos até ao dia 26 de Abril, com áreas de estacionamento reservadas para bicicletas, pelo Município de Braga, junto a cada uma das lojas aderentes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.