Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
IPVC viu distinguido projecto de combate à solidão dos idosos
Eurodeputado diz que é preciso “salvar o maior número de empresas”

IPVC viu distinguido projecto de combate à solidão dos idosos

Maximinos e Francisco Sanches vão avançar com o ensino da viola braguesa

IPVC viu distinguido projecto de combate à solidão dos idosos

Ensino

2020-05-19 às 12h23

Paula Maia Paula Maia

‘Janelas Convida’ , desenvolvido por alunas da licenciatura em Educação?Social Gerontológica venceu o Prémio Santander Universitário UNI-COVDID19.

Vai à janela e convida os teus vizinhos mais velhos para uma conversa. Foi este o desafio lançado por estudantes da licenciatura em Educação Social Gerontológica e do mestrado em Gerontologia Social da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) que venceu a primeira fase do Prémio Santander Universitário UNI-COVDID19.
O projecto promove o combate ao isolamento e à solidão dos mais idosos neste período de confinamento, recuperando uma antiga prática comunitária de comunicação com vizinhos e amigos à janela, ou à varanda, com o objectivo de contrariar o isolamento de idosos.

“Trata-se de uma acção de proximidade e apoio às pessoas mais velhas que vivem, neste momento, sozinhas ou com contacto limitado com os seus familiares e amigos, na sequência do estado de emergência decretado em Portugal. Assim o desafio passa por cada português conversar diariamente um pouco com os seus vizinhos, especialmente com os mais idosos”, adiantam as promotoras da ideia.
‘Janelas Convida’ nasceu na Escola Superior de Educação do Politécnico de Viana do Castelo para assinalar o dia do Gerontólogo, mas acabou por ser abraçado pela Associação Nacional de Gerontologia, e por outras instituições com cursos na área da gerontologia social como Bragança, Porto e Coimbra.

“Com este projecto pretendemos não só quebrar o isolamento mas também criar uma rede de apoio e de ajuda às pessoas mais idosas, assim como identificar e sinalizar necessidades ou situações de risco vividas por esta faixa etária, ajudando-as a permanecer em casa, seguros e protegidos, evitando o risco de contágio da covid-19”, explicaram na altura as estudantes, que consideram que “ desta forma, com este contacto, vamos diminuir a solidão, o isolamento ou mesmo os sentimentos de insegurança ou de abandono”.

O grupo de alunos criou nas redes sociais uma página dedicada ao projecto (facebook.com/JanelasConVIDA).
O Prémio Santander UNI-COVDID19 que tem como objectivo distinguir e apoiar projectos que contribuam para responder à situação de emergência, promovidas por jovens universitários e restante comunidade académica. Aos vencedores, será concedido um donativo financeiro para conseguirem realizar o seu projecto e fazer com que tenha um impacto social significativo.
na sua área de actuação.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho