Correio do Minho

Braga, quinta-feira

IPVC vence desafio ecológico da Novo Verde ‘Packing Universities Awards 2018’
RIET defende equilíbrio entre infraestruturas transfronteiriças para unir territórios

IPVC vence desafio ecológico da Novo Verde ‘Packing Universities Awards 2018’

Agere sensibiliza para preservação da água

Ensino

2018-12-30 às 06h00

Redacção

Projecto ‘CAFE’ da Escola Superior Agrária do IPVC foi o grande vencedor do desafio ‘Packing Universities Award’ da Novo Verde que visa a redução do plástico. Prémio no valor de 7.500 euros vai ser implementado em soluções ambientais.

A Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo foi a vencedora, da Região Norte, do concurso da Novo Verde ‘Packing Universities Awards’, que visa a redução do uso do plástico.
O projecto vencedor apresentado por esta escola denomina-se ‘CAFE- Consciência ambiental para o Fim das Embalagens’.
O ‘CAFE’ foi desenvolvido por um grupo de trabalho que inclui cinco alunos, que integram o Conselho Eco-escola, e as organizações estudantis, nomeadamente a Associação de Ecologia da Escola Superior Agrária (ECOESA) e associação de estudantes desta escola e a Associação Internacional de Estudantes de Agricultura (IAAS), tendo como coordenadora Ana Cristina Rodrigues, professora adjunta da ESA-IPVC.

O grupo vai receber o prémio no valor de 7.500 euros, que deverão ser utilizados na implementação das soluções ambientais propostas na candidatura apresentada e que se inserem no âmbito do projecto Eco-escola do IPVC.
O projecto contempla diversas acções de sensibilização por toda a comunidade, assim como um ciclo de conversas com ‘CAFÉ, sessão sobre o tema ‘Os 3 R’s dos Resíduos’, ‘Economia Circular’, exposições de trabalhos e inovação nas embalagens.

Destacam-se ainda diversos workshops como ‘Dos resíduos se faz música’ que consiste na reutilização de vários resíduos transformando-os em instrumentos musicais.
No âmbito do projecto vai ser feita ainda uma investigação, cujo objectivo é encontrar soluções alternativas para substituir a cobertura de plástico anti-ervas (realização de estudos de I&DT para o desenvolvimento de tela orgânica/biodegradável para cobertura de solo através da valorização de resíduos).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.