Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
IPDJ aprova projecto do DKC dedicado a canoagem adaptada
Urgência informa por sms familiares de doentes

IPDJ aprova projecto do DKC dedicado a canoagem adaptada

Junta de Palmeira desenvolve aplicação que facilita processo de voto

IPDJ aprova projecto do DKC dedicado a canoagem adaptada

Desporto

2020-12-04 às 10h00

Redacção Redacção

Programa PNDPT tem por missão a promoção de actividades físicas e desportivas, segundo uma me-todologia direccionada a todos os cidadãos e que visa dar condições para a prática da paracanoagem.

Com quase três décadas de existência, o Darque Kayak Clube, de Viana do Castelo, tem trabalhado desde o início da sua fundação com pessoas portadoras de deficiência intelectual e motora. Para isso, dotou-se com alguns técnicos conhecedores da área e formou outros para trabalharem na canoagem adaptada e na paracanoagem. Tem o apoio de técnico da APPACDM de fisioterapeuta especializado na área da deficiência e a DKC possui nos seus quadros técnicos de psicólogo com titulo profissional de treinadores.
Tem dado assim oportunidades a todos, de forma inclusiva, para a prática desta modalidade náutica. O trabalho com diferentes APPACDM(s) tem sido recorrente sobretudo na época de Verão. Em 2019, fruto da cooperação entre a APPACDM e este clube vianense sediado em Darque, fizeram nascer o projecto ‘Desporto Para Todos’ no âmbito desta especialidade.
Ao mesmo tempo ingressaram na DKC pessoas que quiseram iniciar-se na competição a nível da paracanoagem.
Com tanto sucesso que este ano, em 2020, a Darque Kayak Clube levou aos campeonatos nacionais na categoria KS1 três atletas de paracanoagem e logo na sua estreia obteve a vitória de João Fernandes que se sagrou campeão nacional na especialidade, tendo sido louvado este campeão e o trabalho da DKC neste âmbito, pelo Município de Viana do Castelo.
Atleta que pertence à DKC e à APPACDM de Viana do Castelo. Se bem que o resultado fosse de eleição, a DKC considera que a este nível mais importante e a pratica do que os resultados competitivos.
Assim, pelo segundo ano consecutivo a DKC vê aprovada a sua candidatura ao Programa Programa PNDpT, desta feita 2020, que não tem como objectivo a competição mas sim a canoagem inclusiva.
Actualmente os técnicos da DKC trabalham com mais de uma dezena de praticantes de canoagem adaptada e paracanoagem, mas debatem-se com dificuldades de material, pelo que o financiamento do Instituto Português da Juventude e do Desporto é importante para o desenvolvimento destes atletas.
O PNDpT tem por missão a promoção das actividades físicas e desportivas segundo uma metodologia transversal, multissectorial e multidisciplinar direcionada a todos os cidadãos, assu- mindo como visão uma população mais ativa, com estilos de vida mais saudáveis e com melhor qualidade de vida.
A Darque Kayak Clube, através das actividades que promove e de acordo com o programa desportivo apresentado enquadra-se na prossecução dos objectivos previstos pelo PNDpT, contribuindo para o aumento da prática desportiva e para a promoção da saúde e do bem-estar junto dos cidadãos portugueses.
A DKC compromete-se assim a promover a igualdade de oportunidades, a inclusão de pessoas com deficiência mental, a desenvolver hábitos de vida saudáveis em pessoas com deficiência e a adquirir hábitos de vida saudáveis e respeito pelos princípios de fair-play.
Esta semana foi assinado o contrato programa pelo Director Regional do IPDJ e pelo presidente da Darque Kayak Clube.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho