Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
IPCA apela aos diplomados para que fiquem no território
Município de Vila Verde distinguido por promoção de desporto com idosos

IPCA apela aos diplomados para que fiquem no território

Guimarães distinguido com Certificado de Boa Prática nas Políticas de Juventude

IPCA apela aos diplomados  para que fiquem no território

Braga

2025-05-18 às 06h00

Libânia Pereira Libânia Pereira

As Cartas de Curso foram ontem entregues pelo IPCA a cerca de 200 estudantes. Maria José Fer-nandes apelou aos diplomados para que fiquem no território e contribuam para o desenvolvimento.

Citação

A tradicional cerimónia de Entrega de Cartas de Curso reuniu ontem cerca de 200 diplomados no campus do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), em Barcelos. Tido como um momento marcante para estudantes, e respectivas famílias, a cerimónia de Entrega de Cartas de Curso traduziu-se num “acontecimento memorável e compensa- dor para toda a comunidade académica”, resultando de um longo processo marcado pelo “empenho, dedicação e esforço”, notou a presidente do IPCA. No seu discurso, Maria José Fernandes sublinhou que o grande desafio de Portugal passa pela retenção de talento, e apelou aos agora diplomados para que “fiquem no território, ajudando organizações e empresas a darem seguimento a uma onda de desenvolvimento”.
A mensagem ontem dirigida pela presidente do IPCA aos recém-diplomados ficou marcada por um apelo à retenção de talento. “Vocês pertencem aos activos mais qualificados da região, mas é importante que fiquem no vosso território, que fiquem na nossa terra, para ajudar as organizações e as empresas a terem pessoas melhor preparadas para enfrentar os desafios actuais e futuros e permitirem continuar a onda do desenvolvimento, pois só este trará mais riqueza”, apelou. Neste sentido, Maria José Fernandes sublinhou também a necessidade de “criar e implementar políticas públicas que dêem melhores condições para retribuírem o investimento que foi efectuado na formação”.
No dia de ontem, foi mais uma vez referido que a missão do IPCA vai para além de gerar, difundir e aplicar conhecimento. “A nossa responsabilidade é garantir que a educação não se transforme num sistema de propósito único, mas de propósitos. A nossa missão passa por forma cidadãos reflexivos e participativos, que criem soluções para os problemas actuais e futuros da humanidade e do ecossistema onde estão inseridos”, considerou.
Uma palavra foi dirigida às famílias, responsáveis pelo “amparo e incentivo em momentos de frustração e desânimo”, assim como aos diplomados, cuja entrega da Carta de Curso “é sinónimo de júbilo, exaltação, de sentimentos de dever cumprido”.
Esta é a conclusão de um ciclo formativo, “mas não o fim dos estudos e da formação”, notou Maria José Fernandes, lembrando assim a necessidade de aprendizagem ao longo da vida, num “constante aperfeiçoamento e aprofundamento dos conhecimentos e competências”.
O percurso do IPCA ao longo de 30 anos foi também referido pela sua presidente, que destacou a ligação ao território, num trabalho articulado, que levou o IPCA a afirmar-se como “uma alavanca para o desenvolvimento e coesão social e territorial”.
Entre as mais recentes conquistas foram destacadas a integração na RUN-EU Universidade Europeia, a 1.ª residência de estudantes a funcionar, a construção do B-CRIC - Collaborative Research and Innovation Center, a nova Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, as futuras instalações da Escola Hotel, em Guimarães, e a construção do edifício K2D.
Ao longo de três décadas o IPCA formou 12.978 estudantes, “número que revela o crescimento, e evidencia o trabalho, dedicação, perseverança, além do reconhecimento a nível local, regional, nacional e internacional”, notou Maria José Fernandes.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho