Travessa do Carmo em requalificação
2021-01-12 às 08h00
Viana do Castelo investiu 200 milhões de euros, na última década, para captar empresas e criar emprego. Um investimento que teve resultados positivos, que permitem agora lançar o documento base da Agenda da Inovação Viana 2030.
“Entre 2010 e 2020, Viana do Castelo investiu 200 milhões de euros no seu território. Um investimento que teve resultados no aumento da capacidade empresarial instalada, na criação e ampliação do emprego, com cerca de 13% dos recursos humanos com qualificação superior e, no aumento ciclópico das exportações”, revelou ontem o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, em conferência de imprensa, para fazer um balanço da preparação da Agenda da Inovação Viana 2030, iniciada em Agosto do ano passado.
Segundo José Maria Costa o investimento municipal de 200 milhões de euros foi aplicado “em áreas empresariais, em incentivos e factores de atractividade”, dando nota que “Viana do Castelo e o Alto Minho são um caso de sucesso a nível nacional na captação de fundos comunitários. Cerca de dois terços dos financiamentos comunitários para o Alto Minho foram direccionados para a actividade empresarial”.
Na apresentação do balanço dos primeiros quatro meses “da metodologia participativa da Agenda da Inovação”, o edil vianense anunciou que “tivemos cerca de mil participações, quer escritas, quer através das plataformas online, que darão lugar a seis fóruns temáticos para aprofundar os temas que os vianenses identificaram”, apontando as áreas do turismo, juventude (acesso ao ensino, emprego, habitação), economia do mar, inovação social, cultura, educação e desporto.
Para José Maria Costa “este exercício de participação foi ganho. Estou muito grato aos vianenses por esta forma de participarem. Valeu a pena”.
O autarca vianense anunciou o calendário que dará início ao debate político do documento base da Agenda da Inovação Viana 2030 que começará no mês de Abril, com a apresentação do documento ao executivo municipal, e, posteriormente, a sua apreciação na Assembleia Municipal. “Nós pretendemos ter o documento para discussão política na Assembleia Municipal de Abril para todos os deputados e as diferentes orientações políticas possam discutir este documento, enriquecê-lo, de modo que seja um documento do município de Viana do Castelo”, afirmou o edil vianense, salientando que “este exercício de agendamento e estratégico é fundamental para que todos os projectos futuros e todas as candidaturas que Viana do Castelo vai apresentar ao próximo quadro comunitário de apoio e ao plano de recuperação e resiliência terão que estar assentes numa estratégia de desenvolvimento”. E acrescentou: “Esta vai ser a estratégia de Viana do Castelo e, por isso, quisemos que fosse inovadora, participativa, alargada e, felizmente, estamos a ter um óptimo resultado e muito esperançados que no próximo mês de Abril teremos esta estratégia validada e consensualizada pela nossa comunidade para que seja um instrumento que sirva de orientação para os próximos anos”.
Paralelamente, o autarca vianense, destaca o mar como uma área emergente que terá Agenda dedicada a esta temática que contará com a “colaboração” de António Costa e Silva, consultor do Governo e autor do plano de recuperação económica.
“Vamos ter ter um desenvolvimento mais aprofundado desta área do mar, que vai envolver não só as valências que já são naturais de Viana que se prendem com a pesca, o turismo náutico, a construção e reparação naval, mas temos um domínio em crescimento que é o das energias marinhas e oceânicas renováveis e para isso vamos desenvolver um documento auxiliar mais robusto para aproveitarmos estes novos investimentos para acrescentar- mos mais valor ao nosso território”.
Quanto ao processo de elaboração do documento, este incluirá a instalação, em Abril, do Conselho de Desenvolvimento Estratégico de Viana do Castelo para acompanhar a elaboração do documento.”Este conselho será constituído pelos principais actores económicos e sociais e personalidades”, disse o edil.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário