Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Investigadores internacionais reúnem-se na UMinho para debater o impacto das mudanças climáticas na segurança dos alimentos
António Salvador: "Sócios são imagem da força e vitalidade do SC Braga"

Investigadores internacionais reúnem-se na UMinho para debater o impacto das mudanças climáticas na segurança dos alimentos

PS: Artur Feio reconduzido na comissão concelhia com 70% dos votos

Ensino

2017-07-13 às 17h25

Redacção

Analisar o impacto e debater estratégias para mitigar a forma como as alterações climáticas irão influenciar a segurança dos alimentos é o principal objetivo da segunda Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares, que vai reunir um grupo de especialistas nacionais e internacionais na Universidade do Minho,

Analisar o impacto e debater estratégias para mitigar a forma como as alterações climáticas irão influenciar a segurança dos alimentos é o principal objetivo da segunda Conferência Internacional sobre Contaminantes Alimentares, que vai reunir um grupo de especialistas nacionais e internacionais na Universidade do Minho,hoje e amanhã, no Auditório B1.

Organizada pelo Centro de Engenharia Biológica, da UMinho, e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, nesta conferência serão analisados temas como as mudanças climáticas e as implicações na segurança alimentar e na segurança dos alimentos, e a análise de risco e sistemas de controlo de segurança alimentar.

O impacto das alterações climáticas na produção agrícola e na alimentação humana tem vindo a ser avaliado por cientistas e investigadores. Em junho deste ano a FAO - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e a também agência das NU, a WMO - World Metereological Organization - assinaram um memorando de entendimento visando, precisamente, aprofundar a cooperação na resposta às alterações climáticas que, de acordo com os responsáveis destas duas agências, “representam uma urgente e potencial ameaça irreversível às sociedades humanas, ao ecossistema natural e à segurança alimentar.”

A importância do tema levou a que a segunda edição desta conferência internacional se debruçasse sobre as alterações climáticas, desde o seu efeito sobre a disponibilidade de alimentos - Segurança Alimentar - até à presença de contaminantes químicos no alimento - Segurança dos Alimentos. As sessões abordarão a ocorrência de contaminantes químicos, os contaminantes emergentes, a análise de risco e os sistemas de controlo. Nestes dois dias de encontro, especialistas e investigadores de 15 países (Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Egito, Espanha, Holanda, Itália, Lituânia, Noruega, Portugal, Reino Unido, República Checa, Sérvia, Tunísia) irão debater temas prementes na atualidade, relacionados também com a sobrevivência e a sustentabilidade do planeta e da vida humana.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.