Ponte da Barca investe mais de 320 mil euros em transportes escolares
2025-02-10 às 06h00
A Fundação Bial distinguiu Bárbara Coimbra, João Oliveira e Nuno Dinis Alves, que assim obtêm um total de 180 mil euros para os seus projectos. Os investigadores vão estudar mecanismos neurais.
Os investigadores Bárbara Coimbra, João Oliveira e Nuno Dinis Alves, do Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UMinho), foram distinguidos pela Fundação Bial, com 60.000 euros cada, para desenvolverem projectos sobre o papel dos circuitos neurais na aprendizagem, na memória e na flexibilidade cognitiva, respectivamente. A informação foi avançada pela academia minhota em comunicado.
A UMinho sublinha que estes Apoios à Investigação Científica da Fundação Bial “contribuem para uma compreensão mais profunda dos processos neurais”.
Na nota de imprensa é referido que “os avanços nos três projectos inovadores do ICVS podem vir a ter implicações relevantes na nossa compreensão do comportamento e das condições neurológicas”.
Bárbara Coimbra garantiu financiamento para o seu projecto ‘Cholinergic dynamics of projections from laterodorsal tegmentum to the nucleus accumbens in associative learning’. A cientista “vai perceber como certas conexões na região cerebral ligada à motivação e às recompensas influenciam a nossa aprendizagem associativa”.
Já João Oliveira vai realizar o projecto ‘Decoding the neural signals underlying memory processing in cortico-limbic circuits’. “Quer investigar no cérebro as redes entre o córtex (responsável pelo pensamento, tomada de decisões e controlo consciente) e o sistema límbico (ligado a emoções, memória, motivação)”, é referido.
Por sua vez, Nuno Dinis Alves foi premiado pelo projecto ‘Prefrontal serotonin 1A receptor activation as a key determinant of cognitive flexibility’. O trabalho visa “explorar como um receptor de serotonina no córtex pré-frontal pode influenciar a flexibilidade cognitiva, a qual é essencial para a adaptação a ambientes em mudança”, esclarece a nota de imprensa.
16 Março 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário