Correio do Minho

Braga,

- +
Investigadores da UMinho propõem transição energética centrada em sistemas fotovoltaicos
Município de Braga dá medalha de ouro ao IPCA

Investigadores da UMinho propõem transição energética centrada em sistemas fotovoltaicos

Barcelos Bus gratuito em dezembro

Investigadores da UMinho propõem transição energética centrada em sistemas fotovoltaicos

Braga

2020-10-29 às 19h19

Redacção Redacção

Joaquim Carneiro e Mário Passos lançaram o livro “Sistemas Fotovoltaicos - Fundamentos sobre Dimensionamento”

Os investigadores Joaquim Carneiro e Mário Passos, da Escola de Ciências da Universidade do Minho, defendem um novo paradigma energético para Portugal com base nos sistemas fotovoltaicos. Os autores apresentam o projeto no livro “Sistemas Fotovoltaicos - Fundamentos sobre Dimensionamento”, fruto de vários anos de pesquisa, que foi agora divulgado na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.

O peso da fileira fotovoltaica é cada vez mais relevante nas energias renováveis em Portugal, que recebe elevados níveis de fluxo solar, além de ter um impacto muito positivo no clima e na melhoria da balança comercial do país, reduzindo assim a importação de fontes fósseis, explicam Joaquim Carneiro e Mário Passos. Portugal assumiu em 2016 o desígnio da promoção e materialização da transição energética, com vista à neutralidade carbónica em 2050, através da drástica redução das emissões de gases com efeito de estufa e, também, da intensificação de fontes de energia endógenas e renováveis.

No livro, os investigadores da UMinho caraterizam os sistemas fotovoltaicos, aprofundam sobre materiais semicondutores e propriedades optoelectrónicas, fornecem metodologias de cálculo e resolvem casos de estudo, auxiliando assim na conceção, dimensão e instalação daqueles sistemas, quer sejam autónomos, ligados à rede e por bombagem de água, por exemplo. Os conteúdos refletem também a experiência dos autores em investigações sobre novos materiais e em projetos letivos, como no mestrado em Ciências e Tecnologias do Ambiente e na licenciatura em Ciências do Ambiente.

Joaquim Carneiro é professor do Departamento de Física da UMinho e o colega Mário Passos cessou funções docentes no Departamento de Química para exercer como vereador do Município de Famalicão. O livro da Engebook/Quântica Editora tem como público-alvo os professores, os estudantes dos ensinos secundário e superior e os profissionais das áreas de física, ciências do ambiente e das engenharias eletrónica industrial, mecânica, civil e de materiais, entre outros.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho