Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Investigadores da UMinho premiados pela Academia Portuguesa de História
Um ano de comemorações do universo camiliano

Investigadores da UMinho premiados pela Academia Portuguesa de História

Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Investigadores da UMinho premiados pela Academia Portuguesa de História

Ensino

2021-12-06 às 16h15

Redacção Redacção

Marta Lobo de Araújo e José Lopes Cordeiro são distinguidos no dia 8, em Lisboa

Citação

Os investigadores Marta Lobo de Araújo e José Manuel Lopes Cordeiro, da Universidade do Minho, são laureados esta quarta-feira pela Academia Portuguesa de História, respetivamente com o “Prémio Fundação Eng. António de Almeida – Joaquim Veríssimo Serrão” e “Prémio Lusitania”. A cerimónia é às 15h00, na sede daquela Academia, no Palácio dos Lilases, Lisboa.

Marta Lobo foi distinguida pelo livro “Os usos da riqueza e do poder: Pedro de Aguiar e Maria Vieira na Misericórdia e na cidade de Braga (século XVII)”. A obra mostra aquele casal de mercadores desde a construção da sua riqueza até ao uso que dela fizeram e à sua ascensão social. Destaca ainda o exercício da caridade (sobretudo em doentes e mulheres), o universo mental de uma Igreja controladora e a vida da cidade e seus habitantes e instituições. A edição de 362 páginas é publicada pela Húmus e pela Misericórdia de Braga. “Estou feliz pelo prémio, pois reconhece a análise e a reflexão efetuadas, suportadas numa investigação séria e criteriosa”, frisa.

José Lopes Cordeiro foi galardoado por “1820. Revolução Liberal do Porto". É o seu terceiro troféu em 2021 com o livro, após ser eleito o melhor do ano em história contemporânea pelo blogue Almanaque Republicano e merecer o Prémio do Grémio Literário de Lisboa. “É uma honra ter as distinções, que reconhecem a qualidade do livro e a investigação que o suporta”, diz. O autor parte da exposição que organizou em 2020. Esta edição do Município do Porto tem 536 páginas, 202 ilustrações (muitas inéditas) e novas revelações sobre a primeira tentativa de implantação do liberalismo em Portugal. Por exemplo, a ata camarária a aprovar a constituição da Junta Provisional do Governo Supremo do Reino, inaugurando um novo regime, tem o texto coberto com tinta preta, uma ação dos partidários de D. Miguel após a reviravolta absolutista.



Notas biográficas
Marta Lobo é professora associada com agregação e diretora do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UMinho, além de investigadora do Laboratório de Paisagens, Património e Território e do Centro de História Religiosa. É ainda membro da Academia Portuguesa da História. Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela UMinho, liderou e participou em projetos científicos em vários países. Publicou 16 livros e mais de duas centenas de artigos e capítulos de livros no país e no estrangeiro, em especial sobre História social e religiosa. Recebeu o Prémio PM Laranjo Coelho, da Academia Portuguesa da História, com a obra “Oração, Penitência e Trabalho: o Recolhimento de Santa Maria Madalena e São Gonçalo de Braga (1720-1834)”, o Prémio Américo Lopes de Oliveira, do Município de Fafe, pela obra “Filha casada, filha arrumada: a distribuição de dotes da confraria de S. Vicente de Braga (1750-1870)” e a Medalha de Mérito Municipal de Braga - Grau Prata, entre outras.

O portuense José Lopes Cordeiro doutorou-se em História - Idade Contemporânea pela UMinho, na qual é professor aposentado do ICS e investigador do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais. É presidente da Associação Portuguesa para o Património Industrial, diretor do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, diretor da revista “Arqueologia Industrial” e integra a direção do Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial, órgão consultor da UNESCO. Foi diretor do Museu da Ciência e Indústria do Porto, representante nacional no projeto do Conselho da Europa “Itinerários Culturais Europeus: Rotas do Têxtil” e colaborou no “Dicionário de História de Portugal”, entre outros. Soma dez livros e mais de 50 artigos científicos sobre História política e arqueologia industrial.

A Academia Portuguesa da História é uma instituição de utilidade pública fundada em 1938 que reúne especialistas dedicados à reconstituição documental e crítica do passado, materializada na organização de eventos e publicações, sobretudo fontes e obras com rigor científico que facilitem aos portugueses o conhecimento da sua História. Esta Academia distingue, com apoio de mecenas, o mérito de obras historiográficas publicadas a cada ano.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho