Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Investigadora da UMinho é única aprovada na Summer School
Troféus ‘O Minhoto’ registam crescimento desportivo em quantidade e qualidade

Investigadora da UMinho é única aprovada na Summer School

CVR, CM Guimarães e Laboratório da Paisagem promovem concurso para um Natal mais sustentável

Investigadora da UMinho é única aprovada na Summer School

Braga

2022-08-01 às 08h00

Redacção Redacção

Manuella, investigadora da Uminho, foi aceite na Summer School da Documenta Fifteen 2022, entre mais de 200 candidaturas de todo mundo, e é a única vinculada a universidade portuguesa.

Citação

A investigadora da Universidade do Minho (UMinho) Manuella Bezerra de Melo participa da International Summer School ‘El malestar en el extractivismo: movimientos artísticos y de contracultura’, a qual realizar-se-á de 7 a 18 de Setembro, na Universidade de Kassel, na Alemanha. Bolseira da Fundação para Ciência e Tecnologia de Portugal (FCT), Manuella foi a única entre os cerca de 25 aprovados vinculada a uma universidade Portuguesa, de um total de mais de 200 candidaturas de todo o mundo.
Manuella é uma investigadora brasileira radicada em Portugal doutoranda no Programa de Modernidades Comparadas; Literaturas, artes e culturas do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) da UMinho.
A temática da Summer School deste ano converge com os direccionamentos de investigação da aprovada. O principal foco dos trabalhos de Manuella está na Literatura comparada aos Estudos Culturais, e dizem respeito às questões de hegemonia e contra-hegemonia, Sistema Literário e Cânone, tanto no âmbito brasileiro quanto português, onde por um lado dedica-se à nova literatura brasileira e seu carácter de resistência, e por outro à produção da literatura empreendida por imigrantes estrangeiros residentes em Portugal.
A Escola de Verão oferece um intercâmbio internacional e interdisciplinar sobre as sociedades que extraem recursos, e a interconexão entre o sul global e a Europa, onde o centro da atenção deste ano será a América Latina, sua diversidade e larga experiência (post)colonial, que se debaterá no contexto artístico-discursivo da Documenta Fifteen 2022 com a proposta curatorial ‘Lumbung’, do colectivo artístico indonésio Ruangrupa, baseado em Yakarta. A Summer School oferecerá laboratórios discursivos interdisciplinares das artes, humanidades, estudos culturais e ciências sociais, onde se explorará e debaterá sobre as implicações culturais, estéticas e políticas das economias extractivas bem como examinará as formas alternativas de pensamento e as perspectivas de acções colectivas emergentes para elaborar estratégias culturais de sustentabilidade.
Manuella vive em Portugal desde 2017, onde finalizou seu mestrado também na Uminho sobre a poesia brasileira no ciclo do golpe de 2016 com orientação do Prof. Dr. Carlos Mendes de Sousa, um dos principais brasilianistas de Portugal, e agora entra na reta final de sua inves-tigação doutoral com orienta-ção da Dra. Micaela Ramon, camonista e especialista nos estudos sobre o cânone. Para além do trabalho em investigação, a aprovada é também escritora, curadora e realizadora literária.
A realização desta International Summer School consiste em um intercâmbio entre o Más Arte Más Acción (MAMA), que forma parte da proposta curatorial, com o CAPAZ - Instituto Colombo Alemán para a Paz, o CELA -Centro de Estudos Latinoamericanos da Universidade de Kassel e a própria documenta fifteen.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho