Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Investigador do Caminho de Santiago premiado
Ensino superior em Famalicão atrai número crescente de alunos

Investigador do Caminho de Santiago premiado

‘Memórias do Tempo’ no renovado Museu do Traje

Investigador do Caminho de Santiago premiado

Braga

2020-09-22 às 10h14

Miguel Viana Miguel Viana

Prémio ‘Grupo de Compostela’ foi atribuído ao musicólogo espanhol Carlos Villanueva Abelairas pelo estudo da música ligada ao Caminho de Santiago. Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades decorreu na Universidade do Minho.

O musicólogo espanhol Carlos Abelairas recebeu ontem o XXIV Prémio Internacional do Grupo Compostela - Xunta de Galícia. A cerimónia integrou a Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades, que decorreu na Reitoria da Universidade do Minho.
O prémio distinguiu o estudo da cultura jacobina da música do Caminho de Santiago, feito por Carlos Abelairas, bem como a sua contribuição para a construção dos instrumentos do Pórtico de La Glória, da Catedral de Santiago de Compostela.
Mostrando “surpresa e gratidao” ao Grupo Compostela - Xunta de Galicia, o premiado destacou que o galardão “significa o reconhecimento do estudo do Caminho de Santiago ao longo de uma carreira de cerca de 45 anos”.
Apesar de se encontrar próximo da reforma, o musicólogo mostrou-se disponível para continuar a promover o Caminho de Santiago. “Como premiado, estou disponível para participar na promoçáo do Caminho de Santiago”, disse Carlos Villanueva Abelairas.

O reitor da Universidade de Compostela, António López Díaz, destacou “o longo trajecto de investigaçao do vencedor”, facto que foi decisivo para a atribuição do prémio. “O prémio foi atribuído pela sua prolífica carreira no estudo da cultura jacobina e da música ligada ao Caminho de santiago, bem como pela sua relevante contribuição para o projecto da construção dos instrumentos do ‘Pórtico da Glória’, da catedral da capital galega (Santiago de Compostela)”, disse António López Díaz.
Inmaculada Fortanet, vice-presidente do Grupo Compostela Universidades frisou que o premiado “ganhou pela excelência do seu trabalho”.
O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, mostrou-se “orgulhoso por receber a cerimónia”, que “celebra carreiras inspiradoras” e por acolher a Assembleia Geral do Grupo Compostela de Universidades.
O prémio Internacional do Grupo Compostela - Xunta de Galícia já foi entregue a personalidades como Siza Vieira (arquitecto) ou Mohamed Elbaradei (Prémio Nobel da Paz).

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho