Correio do Minho

Braga, sexta-feira

Investidos mais de 400 mil euros para promoção do sucesso escolar de arcos de Valdevez
Sessão de Poesia em Ponte de Lima

Investidos mais de 400 mil euros para promoção do sucesso escolar de arcos de Valdevez

Feira da Natureza em Esposende

As Nossas Escolas

2018-05-14 às 06h00

Redacção

Município de Arcos de Valdevez já autorizou procedimentos no valor de mais de 180 mil euros para o projecto 'Schooll 4All Arcos de Valdevez'. Com duração de três anos, projecto foca-se em cinco acções.

A pensar nos níveis do insucesso escolar das escolas foi criado o projecto Schooll 4All Arcos de Valdevez. Promovido pelo Município de Arcos de Valdevez em parceria com o Agrupamento de Escolas Valdevez, o projecto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM do Alto Minho. Mais de 400 mil euros serão investidos neste projecto, tendo o município autorizado procedimentos no valor de mais de 180 mil euros.
Com uma duração previsível de três anos (2018/2020), este projecto pretende desenvolver competências, atitudes e valores que ajudem os alunos a melhorar as suas aprendizagens, através da realização de um conjunto de actividades integradas em cinco grandes acções, nomeadamente a Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade; Criarte - Promoção do Espírito criativo no Alto Minho; Oficinas Criatividade Himalaya; Sala de Aula do futuro e Equipa multidisciplinar.

A acção Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade visa desenvolver um conjunto de actividades de divulgação, partilha e boas prácticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural. Recentemente foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços pelo preço base de 63.180 euros.
Já a acção Criarte - Promoção do Espírito criativo no Alto Minho propõe fomentar actividades que valorizem o espírito criativo e inovador, orientado para a valorização económica dos recursos culturais e criativos da região. Neste âmbito também já foi autorizada a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo valor base de 33.540 euros.
Esta aquisição de serviços visa o desenvolvimento de actividades no âmbito do projecto Criarte, com incidência nas Actividades de Expressão Musical e Expressão Plástica nos jardins-de-infância municipais, a criação de um ex-libris e oficinas de escrita criativa com o total de alunos do ensino secundário, ambas incluídas no centenário do escritor Teixeira de Queirós.
Por outro lado, através das Oficinas Criatividade Himalaya, cujo investimento é de 176 mil euros, propõe-se criar um espaço dedicado à educação e à experimentação, ao conhecimento e à divulgação da ciência e da cultura científica.

A Sala de Aula do futuro visa equipar a escola com uma sala de aula moderna, apetrechada de equipamento e tecnologias avançadas, que permitam criar um ambiente onde se potenciará e acelerará as aprendizagens. O município também já autorizou a abertura de concurso, tendo em vista a aquisição de serviços, pelo preço base de 47.717 euros.
Por último, a Equipa Multidisciplinar visa criar uma equipa de profissionais habilitados que assegurem o acompanhamento dos alunos, que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco e absentismo escolar. Em reunião de câmara também foi autorizada a abertura de concurso para a aquisição de serviços para o fornecimento de recursos humanos, pelo valor base de 37.172 euros. O objectivo é a contratação de um técnico superior de Serviço Social, para assegurar 24 meses de colaboração articulada com o Agrupamento de Valdevez no âmbito do projecto.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.