Correio do Minho

Braga, sábado

Intercâmbio envolve universitários minhotos
Primavera cede plataforma ao Corpo Nacional de Escutas

Intercâmbio envolve universitários minhotos

Rali de regresso às ruas da vila de Póvoa de Lanhoso

Ensino

2018-01-03 às 13h45

Redacção

Cento e trinta e cinco estudantes, docentes, investigadores e pessoal administrativo de universidades e institutos politécnicos de Portugal (incluindo a Universidade do Minho e os institutos politécnicos do Cávado e Ave e de Viana do Castelo) vão participar, a partir de Fevereiro, num intercâmbio com alunos do ensino superior da vizinha Galiza. O intercâmbio, que resulta do programa ‘Iacobus’, vai na quinta edição e prolonga-se até ao dia 30 de Junho.

Cento e trinta e cinco estudantes, docentes, investigadores e pessoal administrativo de universidades e institutos politécnicos de Portugal (incluindo a Universidade do Minho e os institutos politécnicos do Cávado e Ave e de Viana do Castelo) vão participar, a partir de Fevereiro, num intercâmbio com alunos do ensino superior da vizinha Galiza.
O intercâmbio, que resulta do programa ‘Iacobus’, vai na quinta edição e prolonga-se até ao dia 30 de Junho.

Com um financiamento avaliado em quase 150 mil euros, este programa é financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha - Portugal (POCTEP) e coordenado regionalmente pela CCDR-N. Até ao momento o projecto ‘Iacobus’ registou um total de 295 candidaturas. Daquelas, a comissão de avaliação do ‘Iacobus’ seleccionou 135 participantes, 65 de universidades portuguesas e 70 oriundas de universidades galegas.
O intercâmbio abrange as áreas das ciências da saúde, humanidades, engenharias, ciências económicas e empresariais, ciências sociais, tecnologias da informação e comunicação, ciências ambientais, recursos naturais e direito, entre outras.

O projecto abrange também as universidades do Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade Católica Portuguesa e os institutos politécnicos do Porto e Bragança, para além das três universidades galegas de Vigo, Corunha e Santiago de Compostela.
O projecto ‘Iacobus’ fomentar a cooperação e a mobilidade académica no espaço universitário luso-galaico para promover a aposta em comum de projectos formativos e de investigação científica. Envolve 11 instituições do Norte de Portugal e da Galiza.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.