Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos
Mário Passos continua a percorrer o território

Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos

Seniores descobrem o mundo dos cogumelos shiitake biológicos

Instituto Politécnico enfrenta novo desafio com doutoramentos

Alto Minho

2025-05-16 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

IPVC celebrou ontem 39 anos de existência. Presidente da instituição de ensino superior do Alto Minho apontou novo ciclo com a perspectiva de aprovação de doutoramentos.

Citação

O presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) afirmou ontem, na comemoração do 39.º aniversário da instituição, que os próximos dois anos do seu actual mandato serão exigentes, com a consolidação de “novos doutoramentos”, o aprofundamento da internacionalização e o investimento em novas metodologias pedagógicas.
Numa cerimónia que homenageou estudantes, investigadores, docentes e pessoal não docente, Carlos Rodrigues apontou a “trajectória de transformação profunda” do IPVC, destacando a submissão à Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior de seis doutoramentos, dois dos quais, Design e Ciências do Desporto com elevada expectativa de serem aprovados, dada a associação a unidades de investigação classificadas com ‘muito bom’.
“Para 2025/2026 espera-se poder iniciar a leccionação dos doutoramentos, submeter um novo curso de doutoramento na área da educação e continuar com o fortalecimento das unidades de investigação”, adiantou o presidente do IPVC num momemento de balanço dos dois primeiros anos de mandato e de perspectiva dos restantes dois.
Carlos Rodrigues realçou também o alargamento da oferta formativa no próximo ano lectivo com duas novas licenciaturas: Tecnologia Alimentar e Nutrição e Animação Desportiva e Turismo Activo, depois de, este ano, terem arrancado cinco novos mestrados.
No mês em que o IPVC assinala o seu 39.º aniversário, nove unidades de investigação próprias ou em que participa foram classificadas de ‘muito bom’ e ‘bom’ pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, nas áreas da sustentabilidade, agroalimentar, saúde, desporto, gestão, turismo, design, educação, tecnologia e inovação.
Este resultado reforça o IPVC na ciência aplicada e em redes nacionais.
A nível de investimentos em instalações, o presidente do IPVC sinalizou a continuação da aposta no alojamento estudantil com obras, em 2026, de requalificação das residências da Escola Superior de Educação e da Escola Superior Agrária, bem como a construção de uma nova residência em Viana do Castelo com 400 camas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho