Correio do Minho

Braga, quinta-feira

Instituto Ibérico apresenta avanços da nanomedicina contra o cancro
Do desastre do VAR ao azar na lotaria

Instituto Ibérico apresenta avanços da nanomedicina contra o cancro

Europeu de Futsal Universitário traz a Braga 40 equipas

Braga

2017-01-29 às 06h00

José Paulo Silva

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) acolhe a 2 de Fevereiro a 4.ª edição do ‘Nano World Cancer Day’, iniciativa organizada conjuntamente pelo Projecto Europeu ENATRANS (Enabling NAnomedicine TRANSlation) e Plataforma Tecnológica Europeia para a Nanomedicina. O ‘Nano World Cancer Day’ decorre em 15 países da Europa, no âmbito do Dia Mundial do Cancro, com o objectivo de promover as potencialidades da nanomedicina na luta contra a doença.

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) acolhe a 2 de Fevereiro a 4.ª edição do ‘Nano World Cancer Day’, iniciativa organizada conjuntamente pelo Projecto Europeu ENATRANS (Enabling NAnomedicine TRANSlation) e Plataforma Tecnológica Europeia para a Nanomedicina.
O ‘Nano World Cancer Day’ decorre em 15 países da Europa, no âmbito do Dia Mundial do Cancro, com o objectivo de promover as potencialidades da nanomedicina na luta contra a doença.

Portugal, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Polónia, Espanha, Suiça, Turquia e Reino Unido são os países onde investigadores, empresários, oncologistas e outros clínicos, autoridades públicas e pacientes testemunharão sobre as últimas inovações da nanomedicina aplicada ao tratamento do cancro. O evento no INL é organizado em colaboração com a TecMinho - Associação Universidade- Empresa.

Na sede do INL, Raquel Seruca, investigadora do i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, abordará as mutações da E-caderina no cancro: novos métodos de diagnóstico e novos parceiros moleculares para o tratamento.
Fátima Cardoso, do Centro Clínico Champalimaud, apresenta a comunicação ‘Tecnologia e cancro: sonho ou realidade’.

João Nuno Moreira, investigador do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, é outros dos convidados.
O ‘Nano World Cancer Day’ proporciona, desde 2013, a oportunidade de descobrir as inovações proporcionadas pela nanomedicina na avaliação e tratamento do cancro.

O cancro é um dos focos da investigação que é realizada actualmente no INL, com investigadores a estudar as potencialidades que fluidos corporais como o sangue ou a urina oferecem enquanto amostragem pouco invasiva em pacientes com cancro. ´
As células raras associadas ao cancro no sangue e noutros fluidos corporais são desafios de investigação em curso.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.