Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Iniciativa “Onde tu quiseres…” relembra vida e obra de Sebastião Alba
Xutos e Ana Moura no cartaz da Festa das Cruzes 2024

Iniciativa “Onde tu quiseres…” relembra vida e obra de Sebastião Alba

Cónegos madrugadores levam a vitória

Iniciativa “Onde tu quiseres…” relembra vida e obra de Sebastião Alba

Braga

2021-03-06 às 20h11

Redacção Redacção

Programa Comemorativo do Dia Mundial da Poesia

Citação

Março é o mês da poesia em Braga. O Município de Braga e a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva propõem um conjunto de iniciativas culturais que pretendem celebrar as palavras, poemas e versos e que nos possibilitem viajar mesmo estando em casa.
Com a iniciativa “Onde tu quiseres - momentos poéticos sem tempo nem espaço”, o Município de Braga relembrará a vida e obra de Sebastião Alba com a produção de um conjunto de vídeos gravados em múltiplos espaços marcantes da cidade que apresentarão uma selecção de poemas do poeta bracarense, tido por muitos dos seus pares como um dos mais relevantes da poesia portuguesa do séc. XX. O programa completo pode ser consultado em: https://bit.ly/3bgWQ6O.
Estes vídeos-poemas “Sebastião Alba, querido poeta…” foram realizados pelo PIF’H (Produções Ilimitadas Fora D’Horas) e contam com a coordenação artística de José Miguel Braga. Serão partilhados entre 16 e 20 de Março na página de Facebook do Município de Braga, às 19h00. No Domingo, dia 21 de Março, às 11h00, o registo da conversa informal entre José Miguel Braga e Amadeu Santos abordará as histórias e vivências de Sebastião Alba e a sua relação com a Cidade em que viveu.
Um dos outros destaques da iniciativa “Onde tu quiseres - momentos poéticos sem tempo nem espaço” será a experiência sonora “Olá! Daqui quem fala é a Poesia”, produzida pela Academia de Teatro Tin.Bra, em que se fará a leitura de poemas ao vivo através de telefone ou através de mensagens de áudio via WhatsApp. Esses contactos serão realizados entre 18 e 21 de Março, em horários a definir no momento da inscrição. Para ouvir ou oferecer os poemas, será necessária uma inscrição prévia, que será possibilitada, em formulários próprios, até 12 de Março.
Como a poesia é para todas as idades, os mais pequenos também têm lugar nesta programação. Para eles reservamos duas oficinas poéticas aos domingos, dinamizadas por Pedro Seromenho. Através da plataforma Zoom, o jogo com as palavras servirá de mote para momentos de criatividade e diversão. Para todos os interessados em Poesia, será proporcionada a “Oficina de Escrita Poética”, com Nuno Júdice, um dos mais importantes nomes da poesia portuguesa contemporânea. Estas actividades gratuitas têm limite de participantes e carecem de inscrição prévia.
Também a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) mostrará como a “poesia é o melhor remédio”. De 1 a 31 de Março, a BLCS incentiva todos os seus leitores a fazer o empréstimo domiciliário extra de um quarto livro, de um poeta ao seu gosto, para leitura domiciliária durante três semanas.
Serão propostas diferentes actividades referidas à Poesia, desde a apresentação de livros e autores; conversas, palestras e conferências, até outras actividades dirigidas ao público infanto-juvenil, às famílias e à comunidade em geral, nomeadamente a 12ª edição do concurso literário “Encontros de Poesia” que decorrerá até ao dia 9 de Março. Todas as informações estão disponíveis nas redes sociais e no site da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho