Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Infância e juventude inspiram ‘Close-up’
Festival CELTA propõe ‘Volta ao Mundo’ na 28.ª edição para esgotar o Theatro Circo

Infância e juventude inspiram ‘Close-up’

Barcelos recebe 2.º Congresso de Saúde Mental

Vale do Ave

2023-09-27 às 06h00

Redacção Redacção

Casa das Artes e Teatro Narciso Ferreira recebem cerca de 50 filmes no 8.º Close Up, que decorre de 14 a 21 de Outubro.

Citação

A infância e a juventude dão o mote para o 8.º episódio do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão, que decorre entre 14 e 21 de Outubro, na Casa das Artes de Famalicão e no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave. Vão ser exibidos cerca de 50 filmes.
O programa foi apresentado, no Parque da Juventude, com a presença do vereador da Cultura, Pedro Oliveira, do director da Casa das Artes, Álvaro Santos, e do programador do Close-Up, Vítor Ribeiro.
Álvaro Santos sublinhou a aposta do teatro municipal no cinema, em particular no Close-Up, identificando-o como um projectobasilar na programação anual da Casa das Artes.
Pedro Oliveira destacou a importância da iniciativa no campo da formação de públicos e no contexto da valorização cultural, “uma área em que a Casa das Artes soube sempre apostar”.
O autarca também salientou a credibilidade da programação do teatro municipal no panorama cultural regional e nacional, e o facto de o Close-Up acontecer fora dos grandes centros urbanos de Lisboa e Porto, “algo que nos prestigia e valoriza”.
A programação inicia no sábado, 14 de Outubro, com uma das bandas mais conhecidas do pop rock português, Sétima Legião, que irá musicar, em estreia, a banda sonora da curta-metragem ‘Um Tesoiro’ (1958), de António Campos, na Casa das Artes.
Destaque para ‘East Atlantic’, um filme-concerto que acontece dia 18 de Outubro, no Teatro Narciso Ferreira, sob o crivo do músico José Alberto Gomes e do videografo Miguel C. Tavares, numa performance inspirada pelo Arquipélago dos Açores e a viagem de Raúl Brandão em 1924.
De referir, também, ‘A Sibila’ (2023), adaptação do romance homólogo de Agustina Bessa-Luís assinada por Eduardo Brito, com exibição a 21 de Outubro, na Casa das Artes, com a presença do realizador e do elenco.
A programação encontra-se dividida em rubricas: ‘Paisagens Temáticas: Infância e Juventude’, ‘Histórias do Cinema: John Cassavetes e Glauber Rocha – Iconoclastas das Américas’, ‘Fantasia Lusitana: Regina Pessoa’, ‘Café Kiarostami’, cinema para escolas, sessões para famílias e filmes-concertos.
Nas ‘Paisagens Temáticas’ haverá duas figuras tutelares, Abbas Kiarostami e Maurice Pialat, com a projecção de ‘Onde Fica a Casa do Meu Amigo?’ (1989), no dia 15, e ‘Aos Nossos Amores’ (1983), dia 20, assim como produção do presente, de várias latitudes: ‘A Chiara’ (2021), de Jonas Carpignano, dia 15; a estreia de Simão Cayatte na longa-metragem, dia 17, com ‘Vádio’ (2023), estabelecido na juventude e no Alentejo; ‘Patti Smith, Poeta do Rock’ (2022) de Sophie Peyrard e Anne Cutaia, a 18; ‘Quando Neva na Anatólia’ (2021) de Ferit Karahan, com exibição a 19; e a parceria reiterada do realizador Ti West com a actriz Mia Goth no Texas de terror da América dos anos 70, no filme ‘X’ (2022), dia 20.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho