Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Incêndios: Hugo Soares (PSD) quer "recuperar tempo perdido"
Confraria do Sameiro expressa gratidão à família ‘O Setenta’

Incêndios: Hugo Soares (PSD) quer "recuperar tempo perdido"

Festival Authentica termina com balanço positivo e anuncia novas datas para 2025

Incêndios: Hugo Soares (PSD) quer ´recuperar tempo perdido´

Nacional

2024-10-14 às 14h30

Redacção Redacção

O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, disse hoje que é preciso “recuperar o tempo perdido” no planeamento florestal e que “o governo não vai deixar tudo na mesma”.

Citação

Hugo Soares falava aos jornalistas numa visita dos deputados do PSD eleitos por Aveiro às zonas afetadas pelos incêndios, que acompanhou, para se inteirar “do que está a ser feito no terreno”.

Questionado sobre o que o PSD defende em matéria de planeamento florestal, Hugo Soares respondeu: como se viu, pouco ou nada foi feito nos últimos oito anos”.

“Temos de recuperar o tempo perdido e deixar tudo como está é que não, porque o governo não veio para deixar tudo na mesma”, acrescentou.

Acompanhado pelo presidente da Câmara de Águeda, Jorge Almeida, o líder parlamentar do PSD elogiou “o trabalho inovador que está a ser feito localmente, com bom senso e diálogo”, para afastar a floresta das casas.

“Os fenómenos dos incêndios que hoje ocorrem são diferentes de há 10 anos atrás, em que as projeções não aconteciam por força das condições climatéricas e hoje as faixas de proteção devem ser muito maiores”, defendeu.

“É preciso começar a afastar a floresta, que temos de proteger, das zonas populacionais, mas também garantir que o património e a vida das pessoas não deve ficar em risco”, completou, admitindo que há trabalho legislativo que tem de ser feito.

Hugo Soares destacou que “o governo está hoje a pôr dinheiro no terreno, sem burocracias, para que as pessoas afetadas possam refazer as suas vidas, "mas há ainda muito a fazer”.

Para o líder parlamentar do PSD, “o cadastro predial tem ainda um caminho a percorrer” e “é fundamental a interação com os autarcas, porque são quem mais de perto conhece a realidade”.

“Não foi por acaso que, por iniciativa do Grupo Parlamentar do PSD, constituímos uma comissão dentro do Parlamento, não só para avaliar o que aconteceu, e terão acontecido erros, mas sobretudo para preparar o que é preciso fazer”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho