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Inclusão nas escolas exige equipas multidisciplinares

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Braga

2018-12-04 às 08h11

Miguel Viana

Psicólogos escolares estão reunidos no Altice Forum Braga para debater desafios que se colocam à inclusão social dos alunos.

Cerca de 800 psicólogos que operam em contexto escolar, estão reunidos desde ontem, no Seminário de Pedagogia da Educação, que decorre no Altice Fórum Braga.
O encontro tem como finalidade debater e reflectir sobre as recentes alterações legislativas, no âmbito da psicologia da Educação.
“O novo diploma para a inclusão veio substituir o decreto-lei que tinhamos, de 2008, que era apenas para as necessidades educativas especiais. Era uma lei apenas para alguns alunos. Neste momento temos um decreto-lei de inclusão que é para todos os alunos, que aposta numa abordagem multi-nível. Significa que tem medidas universais que se aplicam a todo e qualquer aluno num determinado momento do seu percurso”, disse Maria João Horta, sub-directora geral de Educação.
A mesma responsável acrescentou que o novo diploma prevê que o “aluno pode ter dificuldades num determinado mo- mento, e deixar de as ter mais tarde, ou só as ter mais tarde. Queremos fugir da catalogação dos alunos, relativamente às necessidades educativas especiais”.
Outro dos objectivos do novo diploma é a implantação nas escolas de equipas multidisciplinares, formadas por psicólogos, professores de educação especial e elementos da direcção das escolas e dos conselhos pedagógicos. “As pessoas têm de funcionar em equipa, e por isso é que o decreto-lei cria as equipas multidisciplinares. Estas equipas fazem a gestão de todos os recursos do agrupamento de escolar e define os apoios que os alunos precisam”, realçou Maria João Horta.
A sub directora geral da Educação mostrou-se também preocupada com a elevada taxa de abandono escolar registada no ensino secundário. “Ainda estamos ligeiramente acima dos 10 por cento de jovens que não concluem o (ensino) secundário. Isso é uma preocupação que nós temos e temos procurado soluções para esse problema”, com a ajuda dos psicólogos, considerou Maria João Horta.
O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miran- da Rodrigues, salientou que a educação é “um direito de todos” e tem como objectivo “o desenvolvimento sustentável do país”.
O mesmo responsável defendeu a necessidade de se “demonstrar maior reconhecimento pelo papel dos psicólogos na área da educação” e anunciou para 2019 a criação de um plano de recursos para o combate à violência em meio escolar e para a promoção do sucesso es-colar.
Durante o dia de hoje os psicólogos presentes no seminário vão participar em várias oficinas sobre o papel do psicólogo nas esquipas multidisciplinares, a flexibilidade curricular e a educação inclusiva.

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