Correio do Minho

Braga, quinta-feira

II Festa do Livro de Caminha arranca hoje
Feira semanal à francesa aproveita Agosto antes do rebuliço das obras

II Festa do Livro de Caminha arranca hoje

Município de Famalicão investe 200 mil euros nas estradas das freguesias

Alto Minho

2018-05-22 às 19h40

Redacção

O Livro está em destaque em Caminha. A partir de hoje, a Biblioteca Municipal acolhe a II Festa do Livro, que se prolonga até 27 de Maio. A Festa do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Caminha, Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Rede de Bibliotecas de Caminha e uma parceria da Livraria Bertrand Viana do Castelo.

O Livro está em destaque em Caminha. A partir de hoje, 22 de Maio, a Biblioteca Municipal acolhe a II Festa do Livro, que se prolonga até 27 de Maio. Leituras dramatizadas, música, lançamento de livros, cinema, ateliês e exposição e venda de novidades literárias, são algumas das iniciativas que dão o mote a esta edição.

Durante estes dias a Biblioteca tem também um horário alargado. A II Festa do Livro já começou com artes plásticas, ilustração e conto e literatura infantil 'Água Doce, fluir com o rio'.
A Festa do Livro é uma organização da Câmara Municipal de Caminha Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, Rede de Bibliotecas de Caminha e uma parceria da Livraria Bertrand Viana do Castelo.

Com um programa vasto e variado, esta edição destaca os recursos locais, como a natureza, o rio e a paisagem, o património construído e o quotidiano desenhado pela mão do Eduardo Salavisa e, ainda, os jovens caminhenses que estimulados e orientados pelos professores vão dar a conhecer as suas aprendizagens na área da literatura, da música e do cinema.

Hoje e amanhã, está a decorrer a iniciativa de artes plásticas, ilustração e conto e literatura infantil 'Água Doce, fluir com o rio', o novo projeto editorial da Lupa Design. Trata-se de um livro cujo objetivo é sensibilizar os mais novos para a importância da água doce, um recurso limitado e precioso, e dos ecossistemas dulciaquícolas. Hoje, o dia termina com um momento musical protagonizado pela Academia de Música Fernandes Fão.

No dia 24, vão decorrer leituras dramatizadas pelos alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, nomeadamente 'Naus de Verde Pinho' e 'O Auto da barca do Inferno'.
No dia 25 de Maio, do programa destaca-se o lançamento do livro 'Cadernos de Caminha', de Eduardo Salavisa.

Trata-se de uma edição da Câmara Municipal de Caminha, com o apoio do AESP. Eduardo Salavisa nasceu, vive e trabalha em Lisboa. Licenciado em Design de Equipamento pela Faculdade de Belas Artes. Foi professor do ensino secundário. Desenha quotidianamente e em viagem no seu diário gráfico. É autor de livros sobre este tipo de desenho, e participa em exposições, conferências, cursos e encontros. Colabora regularmente em jornais. Gosta de viagens longas, sem itinerário marcado, de preferência pelo Sul e a desenhar.

Sobre o livro, na sinopse lê-se: 'Caderno de Caminha traz consigo a arte de registar graficamente o quotidiano que caracteriza na nossa Contemporaneidade o movimento urban sketcers. Traço rápido e expressivo (). Eis Caminha neste inicio do século XXI, admiravelmente descoberta por Eduardo Salavisa.' A sessão vai decorrer pelas 18h.

No dia 26 de Maio, o dia começa com a oficina de ilustração 'Basta Imaginar', com Maria João Castro, para alunos dos 4 aos 8 anos. Continua com a apresentação do livro 'Apresentação de Nadir Afonso. O Pintor de Cidades Geométricas, de Raquel Ramos e termina com o concerto com 'La Corale de la Guirandelle', a cargo do Coral de Guirandelle, pelas 21h30.

A II Festa do Livro encerra a 27 de Maio, com o Atelier de Artes, orientado pelos alunos do Curso de Artes Visuais do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.