Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
ICOM promove Encontros de Outono em Famalicão
Xoán Mao diz que Espanha tem de levar Portugal “mais a sério”

ICOM promove Encontros de Outono em Famalicão

Guidismo tem ambição de crescer para todos os concelhos do distrito de Braga

ICOM promove Encontros de Outono em Famalicão

Vale do Ave

2020-09-24 às 18h16

Redacção Redacção

Iniciativa decorre a 1 e 2 de outubro na Casa de Camilo, em Seide

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) vai promover em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 1 e 2 de outubro, a iniciativa Encontros de Outono 2020, sob o tema “Um Novo Olhar sobre as Coleções. Documentar e Conservar”. O evento vai decorrer na Casa de Camilo – Centro de Estudos, em Seide. As inscrições podem ser realizadas por email através do info@icom-portugal.org, com indicação da modalidade de assistência (presencial ou digital) e, no caso dos membros do ICOM, o respetivo número.

O ICOM, criado em 1946, é a organização mundial dos museus e dos profissionais de museus dedicando-se à promoção e proteção do património natural e cultural, presente e futuro, material e imaterial. Decidiu dedicar estes Encontros de Outono a aspetos constantes, mas frequentemente menos visíveis: a história custodial dos objetos e as estratégias de conservação continuada. A história custodial remete para a constituição das coleções. O modo como muitos acervos foram sendo constituídos tem vindo a ser estudado e considera-se importante, à luz do Código Deontológico do ICOM e da necessidade de conhecer e divulgar circunstância e ações, aprofundar percursos e estratégias de divulgação e comunicação.

O programa arranca pelas 9h30, com as presenças da presidente da ICOM Portugal, Maria de Jesus Monge, e do diretor da Casa de Camilo, José Manuel Oliveira.

Ao longo dos dois dias serão realizados três painéis de debate, com diversos convidados. Serão ainda realizadas visitas guiadas à Casa Museu de Camilo, à Casa do Território e ao Museu da Guerra Colonial.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho