Serviço Educativo de Braga Media Arts com mais de 20 actividades entre Setembro e Dezembro
2025-06-23 às 21h30
O candidato a líder parlamentar do PSD Hugo Soares vai propor quatro novos vice-presidentes para a bancada, incluindo os ex-secretários de Estado Cristina Vaz Tomé e Paulo Lopes Marcelo.
De acordo com a lista, os outros dois novos vice-presidentes propostos são o deputado Bruno Ventura, eleito por Lisboa, e a deputada Dulcineia Moura, eleita pela Guarda, e que já era secretária do grupo parlamentar.
Na lista da direcção que vai a votos na quarta-feira, entre as 15:00 e as 17:00, Hugo Soares propõe a continuidade de oito dos 12 vice-presidentes: ex-bastonário da Ordem dos Médicos Miguel Guimarães, o antigo secretário-geral adjunto Hugo Carneiro, a deputada Regina Bastos, o coordenador autárquico Pedro Alves, a antiga presidente da Câmara de Rio Maior Isaura Morais, o ex-líder da JSD Alexandre Poço, o deputado por Lisboa António Rodrigues e a deputada Andreia Neto, eleita pelo Porto.
Os novos secretários da bancada propostos são Fernando Queiroga, antigo presidente da Câmara de Boticas, e João Antunes dos Santos, eleito por Leiria.
No XXIV Governo Constitucional, o primeiro executivo liderado por Luís Montenegro, Cristina Vaz Tomé foi secretária de Estado da Gestão da Saúde e Paulo Lopes Marcelo era secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.
Da anterior direção do grupo parlamentar, saem Cristóvão Norte, que vai ser candidato à Câmara Municipal de Faro, Hugo Oliveira, candidato à Câmara das Caldas da Rainha, e outros dois elementos que deixaram a bancada para integrar o Governo: João Valle e Azevedo, secretário de Estado da Presidência, e Silvério Regalado, secretário de Estado da Administração Local.
O líder parlamentar do PSD, Hugo Soares, anunciou que se iria recandidatar ao cargo na primeira reunião da nova bancada, em 02 de junho.
“É onde me eu me sinto bem e onde acho que posso continuar a ajudar o país, em primeiro lugar, e o Governo em segundo lugar”, justificou então o também secretário-geral do PSD.
Na última legislatura, Hugo Soares foi eleito líder do grupo parlamentar social-democrata com 98,7% dos votos, a 09 de abril do ano passado.
Hugo Soares já tinha sido presidente da bancada social-democrata, eleito em 19 de julho de 2017, com 85,4% de votos, tendo então sucedido no cargo a Luís Montenegro.
No entanto, apenas sete meses depois, em fevereiro de 2018, acabaria por convocar eleições antecipadas para o grupo parlamentar, depois de o novo presidente do PSD Rui Rio lhe ter manifestado o desejo de trabalhar com outra direção de bancada, e teve como sucessor Fernando Negrão, eleito com menos de 40% dos votos.
Hugo Soares é natural de Braga, nasceu em 02 de março de 1983 (42 anos), e tem sido o braço direito de Montenegro ao longo dos últimos anos.
Presidente da Juventude Social Democrata entre 2012 e 2014, foi deputado à Assembleia da República entre junho de 2011 e outubro de 2019 e, novamente, desde 2024.
Advogado de profissão e administrador de empresas, voltou à primeira linha da vida política com a vitória do atual presidente do PSD nas eleições internas de 2022 e assumiu o cargo de secretário-geral. Nas legislativas de 18 de maio deste ano foi reeleito deputado como cabeça de lista por Braga.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário