Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Hugo Pires e Artur Feio lutam pela candidatura à Câmara de Braga
Principal dia reúne milhares nas ruas

Hugo Pires e Artur Feio lutam pela candidatura à Câmara de Braga

Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Hugo Pires e Artur Feio lutam pela candidatura à Câmara de Braga

Braga

2021-03-07 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Disputa pelo lugar de cabeça de lista do Partido Socialista à Câmara Municipal adivinhava-se há meses. Direcção nacional indica deputado Hugo Pires e entra em choque com ‘concelhia’ de Braga.

Citação

O deputado Hugo Pires foi indicado pela direcção nacional do PS como cabeça de lista à Câmara Municipal de Braga, uma decisão que está longe de ser consensual na secção local liderada pelo vereador, Artur Feio, que várias vezes ao longo dos últimos meses declarou a sua disponibilidade para assumir a liderança da candidatura socialista nas eleições autárquicas deste ano.
Na próxima terça-feira, a comissão política da secção de Braga reúne tendo em cima da mesa uma tomada de posição relativamente à decisão da direcção nacional, sendo certo que Artur Feio se considera em melhores condições de ser escolhido como protagonista para tentar recuperar o governo da Câmara Municipal para Ricardo Rio, eleito e reeleito pela coligação ‘Juntos por Braga’.

Se Hugo Pires não quer falar, para já, sobre a escolha do seu nome como cabeça de lista, confirmando apenas que essa é a vontade da direcção nacional do PS da qual faz parte, Artur Feio assumiu ao Correio do Minho, pouco antes da decisão ter sido revelada, uma posição de diálogo com os órgãos distritais e nacionais para “discutir de forma madura e democrática” a escolha do cabeça de lista.
A seu favor, Artur Feio apresenta o trabalho realizado enquanto vereador na Câmara Municipal de Braga, considerando que “o PS é mais forte agora do que era em 2017”, ano das últimas eleições autárquicas.
Depois do anúncio da escolha de Hugo Pires, o Correio do Minho tentou, sem êxito, voltar a ouvir Artur Feio, até para saber se mantinha a esperança de “um processo conversado de forma aberta e franca” com a direcção nacional do PS.

O presidente da comissão política concelhia de Braga terá sido surpreendido com a notícia da indicação de Hugo Pires, já que aguardaria por uma decisão da direcção quanto ao cabeça de lista por Braga lá mais para o final deste mês de Março.
As reservas do presidente da comissão política concelhia quanto à condução do processo de escolha do candidato do PS à presidência da Câmara Municipal de Braga surgem após o desconforto causado pela divulgação dos resultados de um inquérito que indicavam Hugo Pires como melhor candidato, na comparação com Artur Feio, a deputada Palmira Maciel e a vereadora Liliana Pereira.
Considerando que o inquérito, pela escassa amostra, não era completamente esclarecedor quanto à preferência por um dos candidatos, Feio destacou o facto de o mesmo revelar que o PS está melhor em termos de expectativas eleitorais do que há quatro anos atrás.
Em Junho do ano passado, Hugo Pires já tinha sido apontado em alguma comunicação social como hipótese de candidato. Na altura, o deputado e ex-vereador mostrou-se disponível.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho