Viana do Castelo: Desfile da Mordomia conta hoje com mais de 700 mordomas
2022-06-30 às 06h00
SIMULACRO envolveu bombeiros, forças de segurança e a Protecção Civil. Exercício visou atestar a resposta a situações de crise na unidade hospitalar
O Hospital de Braga realizou ontem à tarde um simulacro com o objectivo de testar a resposta a situações de incêndio e de derrame de produtos químicos. Tendo como cenário um foco de incêndio no armazém de hemodiálise provocado por um curto-circuito no frigorífico, seguido de uma pequena explosão e derrame de grande quantidade de produtos químicos inflamáveis, os Bombeiros Sapadores e Voluntários de Braga foram alertados para um exercício de simulação para testar a eficiência a resposta a esta situação de crise, numa operação que envolveu também forças da PSP, Polícia Municipal, Serviços Distrital e Municipal de Protecção Civil e o pessoal do próprio Hospital.
Para a realização do simula- cro foi necessário proceder à evacuação de doentes nas áreas afectadas numa operação que procurou aproximar-se o mais possível a uma situação real.
Para além de ser uma exigência legal e de fazer parte do processo de acreditação do Hospital, a realização do simulacro visou testar a eficiência dos processos de emergência em situação de crise ou de catástrofe e a resposta dos profissionais e das estruturas de segurança.
Sílvia Oliveira, da Comissão de Qualidade e Segurança do Hospital de Braga, no final do simulacro, que durou sensivelmente uma hora, fez um balanço positivo, afirmando que o mesmo foi encarado como uma oportunidade de formação e de verificação dos processos e circuitos idealizados.
Adiantou a enfermeira responsável pela segurança do Hospital que a operação foi bem recebida e entendida pelos utentes envolvidos.
O edifício das consultas externas do Hospital de Braga, on- de decorreu o simulacro, é frequentado diariamente por mil a dois mil utentes por dia, reali-dade que levou à sua escolha para o simulacro, acção que decorre todos os anos em pontos diferentes do complexo hospitalar.
Sílvia Oliveira revelou aos jornalistas que o simulacro de ontem permitiu aferir a necessidade de algumas melhoria na aces- sibilidade de veículos de socorro ao edifício das consultas externas, que ontem demoraram nove minutos a chegarem ao Hospital, após o alerta que foi accionado por volta das 14.38 horas.
18 Agosto 2022
18 Agosto 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário