Correio do Minho

Braga, quarta-feira

Homenagens marcam Dia do Município em Esposende
Chamas destruíram arrecadação de carpintaria em Carvoeiro

Homenagens marcam Dia do Município em Esposende

Homem encontrado morto no rio em Vila Nova de Famalicão

Cávado

2018-08-16 às 09h00

Redacção

Câmara Municipal atribui distinções a cinco cidadãos, duas escolas, um agrupamento, um clube desportivo e quatro colaboradores da Câmara de Esposende, no próximo domingo.

Esposende conta 25 anos de elevação a cidade, festejados este fim-de-semana. No domingo, Dia do Município, são distinguidos cidadãos e instituições vitais à cidade, entre medalhas de reconhecimento municipal e cultural e votos de louvor da Câmara Municipal de Esposende. A cerimónia de entrega das distinções está agendada para as 11 horas, numa sessão solene no Largo do Mercado.
Bernardo José Ferrão, arquitecto portuense e “um dos principais obreiros da conversão da vila de Esposende em cidade”, vai receber a Medalha de Mérito Municipal a título póstumo pela readaptação e ampliação da Casa do Arco a Biblioteca Municipal e a readaptação do Teatro-Club a Museu Municipal.
João Furtado, natural de Ansião, será distinguido com a mesma medalha, pelo sucesso como director da Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina, em Esposende.
Emílio Gaio, residente em Marinhas, recebe também a Medalha de Mérito Municipal pelo trabalho realizado como sacerdote missionário da Ordem Beneditina. Serviu as Forças Armadas em Angola e a Armada Portuguesa em Portugal como capelão e esteve ao cargo de várias paróquias de Esposende e presta serviço na Unidade Pastoral Esposende Centro/Sul.
Já a Medalha de Mérito Cultural vai ser entregue a Albino Penteado Neiva - que tem já uma Medalha de Honra do Município - pela sua investigação e produção na área da cultura e apoio a autores locais, levando o valor cultural de Esposende mais além.
Hernâni Zão Oliveira, natural de Esposende e estudante de doutoramento da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto recebe um voto de louvor do Município pela obtenção do primeiro lugar no Astellas Oncology C3 Prize, um concurso internacional no qual participaram mais de 160 projectos oriundos de 21 países, com o seu videojogo integrado no projecto “Hope”.
Três votos de louvor vão ser entregues à Escola Básica do Facho, na Apúlia, pela distinção com o selo “Escola Amiga da Criança”, instituído pela Confederação Nacional das Associações de Pais e o Grupo Leya e ainda pela conquista de dois pódios nacionais: o primeiro lugar na segunda edição do projecto “Ensinar a segurança, preservar a vida”, promovido pela Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel, e o primeiro lugar na categoria do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no concurso nacional “No poupar está o ganho”, projecto de educação financeira da Fundação António Cupertino de Miranda.
A Escola Básica de Forjães vai receber também um voto de louvor pela distinção, a par da escola do Facho, com o selo “Escola Amiga da Criança”.
O Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio vai receber também um voto de louvor por ter conquistado o Prémio de cariz nacional “Cooperação e Solidariedade António Sérgio 2017”, promovido pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.