Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Helicóptero recuperou galegos desaparecidos no Gerês
Retoma da natação do SC Braga “tem sido um sucesso”

Helicóptero recuperou galegos desaparecidos no Gerês

Trabalhadores do Hospital de Braga lutam pelas 35 horas semanais

Casos do Dia

2010-03-29 às 06h00

Luís Fernandes Luís Fernandes

Um helicóptero da Protecção Civil localizou e recuperou, ontem de manhã, os três cidadãos da Galiza, Espanha, que sábado à noite foram dados como desaparecidos no Gerês.

Os três cidadãos galegos — uma mulher de 29 anos e um homem de 37, ambos de Pontevedra, e um outro de 28 anos, da Corunha — tinham vindo passar o fim-de-semana na área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, fazendo parte de um grupo de compatriotas amantes da natureza.
Instalados numa residência de Rio Caldo, Terras de Bouro, partiram sábado para o percurso que conduz à Cascata do Arado, sendo aguardados no final do respectivo trilho para depois se prosseguir em direcção à zona das lagoas, o que não aconteceu.

Como as horas passavam sem haver notícias deles, cerca da meia-noite foi dado o alerta à GNR sobre o desaparecimento do trio galego, em Pedra Bela, área do concelho de Terras de Bouro.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, avisado às 0,30 horas do que se passava, de imediato, accionou os meios necessários para uma operação de resgate.

Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro puseram-se em campo com quatro elementos, o mesmo sucedendo com uma equipa do GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro), composta de quatro elementos, e um vigilante do Parque Nacional da Peneda-Gerês e ainda uma patrulha da GNR com três elementos. Com o adjunto distrital da Protecção Civil, Armando Silva, a coordenar a operação, um helicóptero ao serviço da Autoridade Nacional da Protecção Civil, estacionado em Santa Comba Dão foi integrado na missão de resgate.

A operação foi um êxito. Às 7 da manhã o CDOS era informado do sucesso da operação. Os três galegos estavam sãos e salvos, numa área próxima de Montalegre.
Recorde-se que, em Fevereiro de 2008, num domingo, também se perderam no Parque Nacional três montanhistas oriundos do Porto. Uma operação idêntica de resgate permitiu localizá-los horas depois.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho