Correio do Minho

Braga,

- +
Haverá futebol para os jovens em Gondizalves
Sector do Turismo sairá reforçado da pandemia

Haverá futebol para os jovens em Gondizalves

Rota Fluvial do Rio Minho Internacional lançada este verão

Haverá futebol para os jovens em Gondizalves

Desporto

2021-05-16 às 12h23

Ricardo Anselmo Ricardo Anselmo

Está a nascer um projecto, direccionado para crianças e jovens, que visará também preparar a entrada no escalão sénior. Desejo de sucesso desportivo.

A sede da Junta de Freguesia de Gondizalves testemunhou, na manhã de ontem, um momento importante para a freguesia: a assinatura de um protocolo de cooperação entre o executivo e o ‘novo’ Futebol Clube Gondizalves, num projecto que estará em execução num par de meses e que visa, sobretudo, oferecer condições para a prática do futebol nos vários escalões da formação.
“É um dia muito especial para a freguesia de Gondizalves, porque foi criada uma associação: o Futebol Clube de Gondizalves. Vai representar, em termos desportivos, esta freguesia. Temos óptimas condições no campo de futebol e, como tal, quando me apresentaram o projecto, disse logo que sim. As pessoas são responsáveis e capazes. As crianças da nossa freguesia vão poder praticar desporto na freguesia onde residem, salientou João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, que aproveitou o momento para “à direcção do clube”.

“Pela vontade que tiveram em vir ao nosso encontro para apresentar este grande projecto. Espero que tudo corra às mil maravilhas. Que tenhamos bom futebol na nossa freguesia, com sucessos desportivos”, desejou João Costa, que foi depois bastante elogiado por Pedro Lamego, coordenador técnico do projecto.
“Queria, de uma forma especial, agradecer ao senhor João Costa. Este projecto só é uma realidade pela boa-vontade do executivo da Junta de Freguesia, em especial ao presidente, com quem tratamos de tudo de forma directa. Uma palavra também para os órgãos sócias, pessoas de valia e que tenho a certeza que vão elevar o nome desta freguesia, tão bem localizada e que nos permite ter a excelência neste desporto. A melhor definição de um presidente que pode haver é o senhor João Costa, porque a forma como se colocou ao dispor para que este projecto fosse uma realidade, foi incansável. Tentou sempre articular todas as situações. Foi um prazer para nós podermos privar com ele. Ainda antes de irmos para o campo de futebol já começámos a sentir o clube e queremos também elevar o nome da freguesia de Gondizalves. Em representação dos órgãos sociais, o nosso muito obrigado”, disse.

“Queremos, dentro do amadorismo, ser o mais profissionais possível”

“Este projecto nasceu de uma ideia transitória, já estipulada, que inicialmente seria realizada noutro local, mas, face às intransigências que nos foram apresentadas, nós encontrámos em Gondizalves um espaço físico de excelência, em colaboração com o Sr. João Costa, que nos permitiu desenvolver este projecto. Brevemente traremos mais detalhes”, anunciou Pedro Lamego, que prosseguiu com os elogios ao presidente João Costa.
“Estamos extremamente felizes pelo acordo alcançado. O Sr. João Costa está inteiramente por dentro deste projecto. Gostou da ideia, vamos elevar, sem dúvida, o nome da freguesia. Não só a nível local mas também nacional. Esse é o nosso grande objectivo. Não queremos ser apenas mais um projecto ou mais uma instituição amadora. Queremos, dentro do amadorismo, ser o mais profissionais possível. Queremos trazer vivências aos meninos, diferentes experiências e diferentes estímulos. Para isso, necessitamos de bons profissionais. Queremos estar munidos de vários departamentos, que responderão a todas as necessidades deste nosso projecto. Penso que será positivo, quer para os pais, quer para os atletas”, assinalou, explicando o público-alvo a que este projecto se dirige.

“Neste momento não temos no nosso horizonte a equipa sénior. Temos em perspectiva as equipas da formação, desde a base até ao escalão de sub-17 (juvenis). Futuramente iremos criar o escalão de sub-19 (juniores) e depois estamos a estudar a criação de uma equipa sub-23, que é já um escalão sénior mas ainda muito focado naquilo que são os primeiros passos dos atletas que saem da formação. É extremamente difícil para um atleta de 19 anos conseguir integrar uma equipa sénior. Por isso, ao desenvolver-mos este projecto e com a equipa sub-23, os jovens terão esse espaço para errar e para evoluírem para outros patamares”, sublinhou, adiantando que a ideia vai arrancar já no início da próxima época.

“Tencionámos arrancar com vários escalões de formação. Estamos neste momento a estruturar o projecto a nível de recursos humanos e a nível de departamentos para que nada falte. Pretendemos que a freguesia se sinta confortável com o projecto e que as pessoas valorizem este trabalho por ser realmente bom e não apenas por parecer bom”, defendeu, concluindo: “Quero também salientar a ajuda do Sr. João Costa. Já o conheço há alguns anos e sei que apoia instituições e projectos, sendo muito sensível com a malta mais jovem. Sem dúvida que a sua flexibilidade, a compreensão, a abertura e o facto de não vacilar por não nos acontecer, foram factores fundamentais”, rematou. Para além de Pedro Lamego, fazem parte dos órgãos sociais do clube Alberto Lamego (presidente), Ricardo Barbosa (vice-presidente), Tiago Quintela (tesoureiro), Carlos Gonçalves (secretário), Diogo Vieira, Joana Lamego, José Veloso, Francisco Taveira, Gabriel Carvalho e Júlio Lourenço.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho