Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Há cães, gatos e outros animais à solta no Altice Forum Braga no fim-de-semana
Mural do Lar Residencial da Santa Casa de Vila Verde apela à inclusão social

Há cães, gatos e outros animais à solta no Altice Forum Braga no fim-de-semana

Bienal de Flauta Transversal encerra com chave de ouro

Braga

2018-11-08 às 06h00

Teresa M. Costa

Expo Animal 2018 leva cães, gatos e outros animais, alguns exóticos, ao pavilhão do Altice Forum Braga, este fim-de-semana. Depois de atrair criadores e juízes internacionais, a InvestBraga espera captar os visitantes com as boas condições do espaço.

A Expo Animal regressa a Braga, já este fim-de-semana, depois de um ano de interregno, e com melhores condições para expositores e para o público, já que acontece, pela primeira vez, no renovado e climatizado Altice Forum Braga.
A quinta edição da Expo Animal mantém o selo internacional, nas exposições caninas e de gatos, demonstrativo da qualidade organizativa e da qualidade dos júris das provas, justifica José Olímpio, director operacional da Agência para a Dinamização Económica Económica de Braga (InvestBraga) que organiza o certame, em colaboração com o Clube Português de Canicultura e com o Clube Português de Felinicultura.

Apresentada ontem, a edição deste ano da Expo Animal tem a expectativa de superar os 15 mil visitantes, justificando o estatuto de segunda maior feira em público, assume o administrador-executivo da InvestBraga, Carlos Silva, que realça as boas condições do espaço, apesar da incerteza das condições climatéricas.
“As pessoas têm conforto de visita, com um recinto climatizado, e dispõem de espaço de alimentação. Por isso, venham ver os animais e tragam as crianças” apela Carlos Silva, que deu conta que foi feita uma “divulgação forte junto das escolas de Braga”.

A quinta edição da Expo Animal cresce em área expositiva ao ocupar todo os 7800 metros quadros do pavilhão do Altice Forum Braga.
Outro desafio para a InvestBraga é que ela vai coincidir com um espectáculo esgotado no grande auditório. “Vamos poder mostrar a capacidade de acolher mais que um evento” realça o director-geral de Feiras e Eventos da InvestBraga, José Coutinho.
Entre os atractivos desta Expo Animal contam-se, além de 1500 cães e 250 gatos; um exemplar de um cavalo Shire, um dos maiores do mundo, uma burra anã da Graciosa, dos Açores; ovelhas Suffolk, conhecidas pelo seu grande porte, entre ouriços pigmeus africanos e aves exóticas que prometem fazer a delícia dos visitantes.

Juízes internacionais vêm a Braga julgar cães e gatos

A Expo Animal 2018, que inclui a 12.ª exposição canina nacional e a 9.ª internacional, bem como a 14.ª e 15.ª exposições internacinais de gatos, está cotada entre as melhores, a nível nacional.
O director operacional da InvestBraga, José Olímpio, destaca a qualidade dos juízes que vêm a Braga para a exposição canina, a maioria estrangeiros e membros da Federação Cinológica Internacional.
Na exposição canina, os cães são julgados, durante a manhã, nos ringues, num concurso de beleza, descreve José Olímpio.

Na segunda fase, que decorre durante a tarde (das 15 às 19 horas), são disputados os grandes prémios em que os cães são agrupados por raças e são julgados e avaliados pelos juízes.
No mundo dos gatos, são três os juízes internacionais a quem cabe avaliar os 250 gatos em exposição, representativos de quase todas as raças do mundo.
Os criadores de cães e gatos vêm de todos os pontos do país, mas também do estrangeiro, com uma grande preponderância de Espanha, mas também de França, Alemanha, Suécia e até dois russos.
Com os criadores e expositores a superar a última edição, realizada em 2016, a Expo Animal deste ano prevê também a presença da Associação ‘Abandoned Pets’ que vai sensibilizar os visitantes para a adopção.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.