Póvoa de Lanhoso: “Tivemos 15 mil pessoas nas ruas”
2025-02-17 às 10h14
Paulo Novais alerta que recurso à Inteligência Artificial causa um grande impacto ambiental.
O recurso ao sistema da Inteligência Artificial (IA) é fundamental para melhorar a automatização de processos. No entanto, é importante reflectir sobre o impacto ambiental da IA na sociedade. O professor catedrático, Paulo Novais, sublinhou que “o ChatGPT consome um copo de água por cada 10 perguntas”, destacando que é urgente discutir o papel da tecnologia de IA na actual crise climática.
Esta foi uma das mensagens partilhadas na 12.ª edição de Vitrus Talks, que decorreu na Universidade das Nações Unidas, em Guimarães, alusiva ao tema sobre o ‘Impacto da IA na ação ambiental’, com as intervenções de Delfina Soares (Universidade das Nações Unidas), Sérgio Castro Rocha (Vitrus Ambiente), Paulo Novais (Escola de Engenharia da Universidade do Minho), Joaquim Carvalho (Câmara Municipal de Guimarães) e Pedro Oliveira (Centro ALGORITMI).
Os centros de processamento de dados, para além de consumirem elevadas quantidades de energia, também criam uma grande pressão nos recursos hídricos, devido à necessidade de arrefecer os sistemas e equipamentos. Por outro lado, com o recurso da IA, é possível aplicar tecnologias para resolver os desafios ambientais.
O presidente da Vitrus, Sérgio Castro Rocha, falou no “equilíbrio” do uso da Inteligência Artificial, “uma vez que pode ser usada para a criação de redes inteligentes, no desenvolvimento de infraestruturas de baixa emissão de gases poluentes e é importante avaliar a forma de melhor compensar o uso da inteligência artificial”.
A iniciativa Vitrus Talks decorre no âmbito das comemorações do 15.º aniversário da empresa municipal de Guimarães. A próxima edição, a realizar em Abril, contará com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário