Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Guimarães: Ordem Afonsiva projecta rota do primeiro rei
Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova cerca de 240 mil euros para freguesias

Guimarães: Ordem Afonsiva projecta rota do primeiro rei

Cáritas promove duas semanas de voluntariado social jovem

Guimarães: Ordem Afonsiva projecta rota do primeiro rei

Vale do Ave

2024-06-12 às 12h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Batalha de S.?Mamede é evocada nos dias 22 e 23 deste mês pela Grã Ordem Afonsina. Associação cultural vimaranense volta a defender a criação de uma rota pelos “caminhos” do primeiro rei de Portugal.

Citação

A Grã Ordem Afonsina defendeu ontem a criação da ‘Via Regis Alphonsi’ (o Caminho do Rei Afonso), uma rota dos caminhos e lugares percorridos por Afonso Henriques em Portugal e Espanha, no processo de formação da nacionalidade.
Ontem, na apresentação do programa de evocação da Batalha de S. Mamede, nos dias 22 e 23 de Junho, Florentino Cardoso, o presidente daquela associação cultural de divulgação da acção do rei fundador, expressou a esperança de que esse itinerário possa estar criada em 2028, ano em que se celebram os 900 anos da Batalha de S. Mame- de.
De acordo com aquele advogado vimaranense, a ‘Via Regis Alphonsi’ terá de ter como pontos centrais as cidades de Guimarães, Coimbra e Zamora, dada a relevância dos factos históricos que nelas ocorreram como determinantes para a formação da nacionalidade portuguesa.
Florentino Cardoso voltou a afirmar a posição da Grã Ordem Afonsiva quanto à necessidade de a Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128, em Guimarães ser comemorada como data nacional.
“A Ordem entende que a Batalha de S.?Mamede é o acto decisivo para a independência de Portugal”, declarou Florentino Cardoso, ciente de que esta tese tem de ser validada pelos historiadores, tendo em conta que há quem defenda o Tratato de Zamora, a 5 de Outubro de 1143, ou a bula papal de 23 de Maio de 1179, que confere o título de rei a D. Afonso Henriques, como possíveis dias 1 de Portugal.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho