Carlos Carvalhal: “Conseguimos o mais importante que era levar os três pontos”
2024-06-12 às 12h00
Batalha de S.?Mamede é evocada nos dias 22 e 23 deste mês pela Grã Ordem Afonsina. Associação cultural vimaranense volta a defender a criação de uma rota pelos “caminhos” do primeiro rei de Portugal.
A Grã Ordem Afonsina defendeu ontem a criação da ‘Via Regis Alphonsi’ (o Caminho do Rei Afonso), uma rota dos caminhos e lugares percorridos por Afonso Henriques em Portugal e Espanha, no processo de formação da nacionalidade.
Ontem, na apresentação do programa de evocação da Batalha de S. Mamede, nos dias 22 e 23 de Junho, Florentino Cardoso, o presidente daquela associação cultural de divulgação da acção do rei fundador, expressou a esperança de que esse itinerário possa estar criada em 2028, ano em que se celebram os 900 anos da Batalha de S. Mame- de.
De acordo com aquele advogado vimaranense, a ‘Via Regis Alphonsi’ terá de ter como pontos centrais as cidades de Guimarães, Coimbra e Zamora, dada a relevância dos factos históricos que nelas ocorreram como determinantes para a formação da nacionalidade portuguesa.
Florentino Cardoso voltou a afirmar a posição da Grã Ordem Afonsiva quanto à necessidade de a Batalha de S. Mamede, ocorrida a 24 de Junho de 1128, em Guimarães ser comemorada como data nacional.
“A Ordem entende que a Batalha de S.?Mamede é o acto decisivo para a independência de Portugal”, declarou Florentino Cardoso, ciente de que esta tese tem de ser validada pelos historiadores, tendo em conta que há quem defenda o Tratato de Zamora, a 5 de Outubro de 1143, ou a bula papal de 23 de Maio de 1179, que confere o título de rei a D. Afonso Henriques, como possíveis dias 1 de Portugal.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário