Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Guimarães: Milhares espalhados pela cidade para ver a Marcha Gualteriana
Abel: "Um grande guerreiro tem de ter cicatrizes"

Guimarães: Milhares espalhados pela cidade para ver a Marcha Gualteriana

Póvoa de Lanhoso: Talentos desfilam no Parque do Pontão

Vale do Ave

2018-08-08 às 07h00

Marta Amaral Caldeira

A Marcha Gualteriana saiu à rua na noite desta segunda-feira, culminando em apoteose as Festas da Cidade. Milhares de vimaranenses, visitantes e turistas viram a marcha passar.

A noite foi gloriosa e ostentou o orgulho de ser vimaranense. Milhares assistiram à Marcha Gualteriana, esta segunda-feira, com nove carros alegóricos a mostrar algum do património de Guimarães, mas também da Arte e História de Portugal e de outras paisagens distantes que fazem sonhar como o ‘Hawai’ e as suas danças típicas.
Ao final da tarde, já muitos vimaranenses se dirigiam a pé para as principais artérias do centro da cidade, com bancos e cadeiras debaixo dos braços, escolhendo os melhores lugares da rua para assistir à marcha em ‘primeira fila’.
Foi ao som do repique dos sinos de várias igrejas da cidade de Guimarães e em vez dos tradicionais foguetes (que estão proibidos lançar), que a Marcha Gualteriana saiu à rua, este ano uma hora mais cedo, partindo das oficinas, onde os carros alegóricos são construídos todos os anos. O desfile foi encabeçado pelos cavalos da GNR e enobrecido por vários ranchos folclóricos, Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, Majo- retes de Vizela e outras instituições que se juntaram nesta grande festa vimaranense.
Nove carros alegóricos, habilmente construídos, aludiram a diferentes temáticas e sob os desígnios de ‘Cidade de Guimarães’, ‘República Checa’, ‘Brave’, ‘Sociedade Musical de Guimarães’, ‘Universidade do Minho’, ‘Hawai’, ‘Música no Coração - com música ao vivo ao cargo da Sociedade Musical de Pevidém’, ‘Arte Barroca’ e o mítico ‘Balonas Car’ - o carro que é especialmente dedicado a todos os “briosos obreiros da Marcha Gualteriana” - assim elogiou também o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, que assistiu e aplaudiu à sua passagem do palanque instalado emfrente ao Tribunal de Guimarães.
Entre os carros alegóricos vários números vivos de associações locais ou simplesmente de jovens vimaranenses que se juntaram para animar a marcha e todos quantos assistiam.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.